Diario de Pernambuco
Busca

LUTO

Pioneiro do Blaxploitation, Melvin Van Peebles morre aos 89 anos

Por: AFP

Publicado em: 23/09/2021 09:46

O diretor ajudou a consolidar o movimento cinematográfico americano que deu voz aos negros na década de 70 (Foto: Charly Triballeau/AFP)
O diretor ajudou a consolidar o movimento cinematográfico americano que deu voz aos negros na década de 70 (Foto: Charly Triballeau/AFP)
O diretor e roteirista americano Melvin Van Peebles, pioneiro do cinema "Blaxploitation", cujo filme Sweet Sweetback's Baadasssss Song inspirou várias gerações de cineastas negros, faleceu aos 89 anos na última terça (21).
 
"Temos a tristeza de anunciar a morte de um gigante do cinema americano, Melvin Van Peebles, que faleceu durante a noite passada (madrugada de terça-feira para quarta-feira) em sua casa, com sua família, aos 89 anos", anunciaram seu filho, o ator Mario Van Peebles, e a distribuidora Criterion Collections em um comunicado. 
 
"Em uma carreira incomparável, Van Peebles deixou uma marca indelével no cenário cultural internacional. Sua falta será profundamente sentida", completa o texto.
 
Com o filme Sweet Sweetback's Baadasssss Song (1971), Melvin Van Peebles inaugurou a era do "Blaxploitation", um movimento cinematográfico de baixo orçamento que deu à comunidade negra uma voz influente em Hollywood e influenciou cineastas como Spike Lee e Barry Jenkins.
 
Sweet Sweetback's Baadasssss Song é um filme de baixo orçamento sobre um homem que atua em shows de sexo que mata dois policiais racistas que agrediram um ativista dos Panteras Negras. "Eu nem sabia que tinha um legado", declarou ao jornal New York Times em 2010. "Eu faço o que quero fazer".
 
Sweet Sweetback, que ele escreveu, dirigiu e financiou, e no qual interpreta o protagonista, foi exibido em apenas duas salas de cinema, mas ganhou fama e no fim arrecadou 10 milhões de dólares. Este foi o longa-metragem independente mais rentável da história naquela época, segundo o Hollywood Reporter.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL