Diario de Pernambuco
Busca

PROTEÇÃO

PF faz alerta em dia de combate à exploração sexual e tráfico de mulheres e crianças

Publicado em: 23/09/2021 10:48

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
Nesta quinta-feira (23), dia internacional de combate à exploração sexual e tráfico de mulheres e crianças, a Polícia Federal faz um alerta  que esses criminosos geralmente procuram por jovens de baixa renda, com pouca escolaridade, que começaram a trabalhar cedo. As vítimas devem ficar atentas a esses aliciadores que muitas vezes são pessoas próximas, familiares, supostos amigos do círculo de amizade e que as vítimas têm laços afetivos. Além disso, esses criminosos apresentam bom nível de escolaridade e possuem alto poder de convencimento. 

De acordo com a PF, alguns desses aliciadores são empresários que se dizem proprietários de casas de show, bares, falsas agências de encontros, matrimônios e modelos. As propostas de emprego que fazem geram na vítima perspectivas de futuro, de melhoria da qualidade de vida. No tráfico para trabalho escravo, os aliciadores geralmente fazem propostas de trabalho para pessoas desenvolverem atividades laborais na agricultura ou pecuária, na construção civil ou em oficinas de costura. 

DICAS DE SEGURANÇA PARA COMBATER O TRÁFICO DE PESSOAS
- Duvide sempre de propostas de emprego fácil e lucrativo.
- Antes de aceitar qualquer proposta de emprego, leia atentamente o contrato de trabalho, busque informações sobre a empresa contratante, procure auxílio da área jurídica especializada. A atenção é redobrada em caso de propostas que incluam deslocamentos, viagens nacionais e internacionais.
- Não entregue seus documentos pessoais (identidade, passaporte, CPF) em mãos de terceiros.
- Deixe endereço, telefone e/ou localização da cidade para onde está viajando com seus parentes.
- Tenha sempre endereços e contatos de consulados e autoridades da região.
- Nunca deixe de se comunicar com familiares e amigos.

CANAIS DE DENÚNCIA
Qualquer indivíduo que foi ou é vítima de algum tipo de tráfico de pessoas ou conhece alguém que tenha sido aliciado, pode denunciar por meio do Disque 100 ou do 180 canal específico para mulheres em situação de violência. Os serviços funcionam 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados, e possuem atendimento em português, inglês e espanhol.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL