Diario de Pernambuco
Busca

EDUCAÇÃO

IFPE promove curso de informática básica para povos do campo e territórios quilombolas

Publicado em: 24/09/2021 11:21

 (Foto: Peu Ricardo/DP)
Foto: Peu Ricardo/DP
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) deu início às aulas do curso de extensão de informática básica para os povos do campo e territórios quilombolas. De acordo com o Instituto, as 45 vagas ofertadas nessa primeira turma foram distribuídas entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), Movimento Camponês Popular (MCP), Comissão Estadual dos Quilombolas de Pernambuco e Associação Agroecológica do Pajeú (ASAP).

O curso, que começou no último dia 17, se estenderá até o dia três de dezembro, sendo realizado através de aulas on-line. Com encontros uma vez por semana, a iniciativa é dividida em três módulos: Uso de Smartphone e de Internet, com o professor Allan Diego, do IFPE Campus Igarassu; Uso de Computadores, com o docente João Samarone Lima, do Campus Belo Jardim; e por último, Ferramentas On-line (Estado e Governo Federal), que será ministrado pelo docente Rodrigo César, do Campus Paulista. 

Um dos estudantes é o agricultor e agente de saúde Mário dos Santos Júnior, 38 anos, integrante do Quilombo Estivas, localizado na região rural do município de Garanhuns (PE).

"O curso também é uma oportunidade de ensinar outras pessoas da comunidade onde eu moro, bem como mostrar a elas que podemos interagir com vários outros quilombolas do Brasil sem precisar sair de casa. Acho muito importante trazer a inovação, a tecnologia e novos aprendizados para os lugares de difícil acesso às redes sociais. A gente sente que não está sozinho nessa jornada", destacou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL