Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

CAPACITAÇÃO

Google e Rede Mulher Empreendedora lançam programa de desenvolvimento de carreiras para mulheres

Publicado em: 15/09/2021 16:26 | Atualizado em: 15/09/2021 16:37

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução

O Google Brasil lançou nesta terça-feira (14), uma nova edição do Cresça com o Google para Mulheres, programa dedicado especialmente ao desenvolvimento de carreiras de mulheres, que incentiva o crescimento de habilidades pessoais e profissionais, seja para encontrar novas oportunidades de emprego, mudar de carreira ou abrir seu próprio negócio. Todas as palestras estão disponíveis para assistir “on demand”, ou seja, quando quiser.

Com a presença de especialistas do Google e da Rede Mulher Empreendedora, a nova edição do programa foca em mulheres que buscam oportunidades de recolocação no mercado, com a inclusão de palestras direcionadas ao público 60+ e a mulheres que interromperam a carreira para se dedicarem à maternidade. 

Segundo dados mais recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a participação das mulheres no mercado de trabalho diminuiu consideravelmente desde o início da pandemia de Covid-19, ficando em 45,8%, nível mais baixo em 30 anos, quando a taxa era de 44,2%. Um dos principais motivos apontados para essa baixa é que elas trabalham nos setores mais afetados pela crise e se responsabilizam pela maior parte das tarefas domésticas e de cuidados, acentuando a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, que já ocorria antes de 2020.

Por isso, tão importante quanto as oportunidades de evolução na carreira, é a reinserção destas mulheres no mercado de trabalho. “O Cresça com o Google já ajudou milhões de pessoas a entrar no mercado de trabalho, crescer na carreira ou criar seu próprio negócio. O nosso objetivo em edições como essa, focada em mulheres, é de oferecer conteúdo direcionado para os desafios que ainda enfrentamos no mercado de trabalho e  que acabam afastando muitas de nós”, diz Susana Ayarza, diretora de Marketing do Google Brasil. Em 2021, o programa já capacitou mais de 11 mil mulheres em três edições.

O conteúdo programático está dividido em seis assuntos: “Futuro do Trabalho - principais mudanças e como se inserir”; “A importância do aprendizado contínuo”; “Rotina Híbrida - como conciliar as atividades presenciais e remotas”; “Criatividade - como ter uma visão de inovação para as situações cotidianas”; “Atitude Empreendedora para construção do futuro” e “Como retomar a confiança após um período fora do mercado”.

A abertura do treinamento teve a participação de Carol Azevedo, Diretora de RH do Google para América Latina, que compartilhou sua experiência de passar um tempo fora do mercado de trabalho e os desafios do retorno. Ela comentou sobre o momento atual de profundas transformações do mercado, novas rotinas e modelos de trabalho, que podem gerar mais inseguranças para as profissionais. De acordo com ela, estimular a participação de mais mulheres no mercado de trabalho é necessário para aumentar a diversidade nas empresas. 

“Com mais diversidade presente nos times, estaremos cada vez mais perto de um futuro mais inclusivo e socialmente mais justo. A multiplicidade de olhares e visões de mundo é fundamental para a representatividade dentro do ambiente de trabalho e na criação de produtos e serviços que atendam às necessidades da população”, diz a executiva.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Manhã na Clube: Entrevistas com Sérgio Aroucha, Cloves Benevides e Carla Bensoussan
Após erupção do vulcão Cumbre Vieja, especialistas temem gases tóxicos
Grupo Diario de Pernambuco