Diario de Pernambuco
Busca

CPI DA COVID

CPI quebra sigilos de Danilo Trento, diretor da Precisa Medicamentos

Publicado em: 23/09/2021 11:44

 (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 aprovou, nesta quinta-feira (23), a quebra dos sigilos fiscal, bancário, telefônico e telemático de Danilo Berndt Trento, diretor institucional da Precisa Medicamentos. A empresa intermediou o contrato de compra da vacina indiana Covaxin entre o Ministério da Saúde e o laboratório indiano Bharat Biotech. Foram quebrados também os sigilos de Gustavo Berndt Trento, irmão de Danilo.

Os requerimentos para a quebra dos sigilos são de autoria do relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL). Eles foram à votação a pedido do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que criticou o fato de Danilo Trento se negar a responder a várias perguntas. O senador frisou que o habeas corpus concedido ao depoente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) o exime da obrigação de responder apenas a perguntas que possam incriminá-lo.

O contrato de compra da Covaxin, suspenso após suspeitas de irregularidades, previa que o Ministério da Saúde pagasse R$ 1,6 bilhão por 20 milhões de doses do imunizante. Além de suspeitas de superfaturamento, havia o pedido para que o ministério fizesse um pagamento adiantado para uma empresa sediada em um paraíso fiscal, o que não estava previsto no contrato.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL