Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

TRAGÉDIA AMBIENTAL

Cabo retira resquícios de óleo do acidente ambiental de 2019 em Itapuama

Publicado em: 16/09/2021 14:20

 (Foto: Divulgação/Prefeitura do Cabo)
Foto: Divulgação/Prefeitura do Cabo
A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou nesta quinta-feira (16), a retirada de sobra de óleo do acidente ambiental de 2019, que espalhou o material químico pelo litoral nordestino. O óleo estava em um terreno particular em Itapuama, local utilizado à época para o transbordo do poluente.

“Foram abertas valas para armazenar o óleo retirado da praia. Para proteger o solo foram colocadas mantas e as máquinas retiravam o material para levar ao aterro sanitário de Igarassu. Como existiam muitas pessoas envolvidas no manuseio, ficaram resquícios neste local de transbordo. Estamos aqui para identificar esses resquícios, retirá-los da área e levar para o local adequado”, explicou o secretário executivo de Meio Ambiente, Geraldo Miranda.

Equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) acompanharam a operação para identificar e orientar a retirada do resíduo, feita manualmente e com máquina retroescavadeira.

Primeiro foi realizada uma vistoria na área para identificar pontos aparentes de óleo. Em seguida, os equipamentos começaram a revirar os locais das valas, para procurar vestígios enterrados no solo. Os materiais coletados serão levados para a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), em Igarassu.

A Prefeitura do Cabo identificou os resquícios de óleo através da denúncia de um morador da localidade. A CPRH foi acionada pela gestão municipal, foi até o local, constatou o material químico e autorizou a operação e retirada.

O proprietário do terreno particular, André Brito, também esteve no local. “É fundamental essa conscientização com o terreno privado e o meio ambiente. Fico feliz de ver que a CPRH está acompanhando todo esse processo, junto com a Prefeitura, para que não haja nenhum dano na área”.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Baixas na equipe de Guedes
Trump anuncia planos para lançar nova rede social
Manhã na Clube: entrevistas com Teresa Leitão (PT), Fernandes Arteiro e José Teles
CPI da Pandemia recomenda indiciamento de Bolsonaro
Grupo Diario de Pernambuco