Diario de Pernambuco
Busca

AÇÃO

Secretaria de Justiça retorna com o projeto 'Remição de Pena pela Leitura' no sistema prisional

Publicado em: 05/08/2021 09:22 | Atualizado em: 05/08/2021 10:11

 (Foto: Divulgação/Seres )
Foto: Divulgação/Seres
Neste mês, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio de sua Executiva de Ressocialização (Seres), retoma às atividades do projeto “Remição de Pena pela Leitura” nas unidades prisionais de Pernambuco após dar uma pausa nas atividades devido a pandemia. Até a última terça-feira (3), cerca de 1.308 pessoas privadas de liberdade (PPLs), de 21 unidades prisionais, se inscreveram nos dois primeiros ciclos do projeto. As inscrições seguem abertas. O Presídio Juiz Antonio Luiz Lins de Barros (Pjallb), no Complexo do Curado, e o Presídio de Igarassu (PIG), registram o maior número de inscritos com 199 e 167 PPLs, respectivamente. 

“O projeto Remição de Pena pela Leitura convida o preso a pensar, formar opinião e, com o hábito de ler, criar para si uma história melhor. É um incentivo à reinserção social utilizando a leitura aliada à redução da pena”, destacou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. Para cada obra lida, resumida ou resenhada com nota igual ou superior a seis, são sete dias a menos na pena.

Conheça o projeto 

O Remição de Pena, criado em outubro de 2016, está implantado em 22 unidades prisionais e três cadeias públicas e já inscreveu 8.683 reeducandos com mais de 72% de aprovação. Todas as unidades prisionais do Estado, que funcionam nos regimes fechado e semiaberto, dispõem de salas de leitura e 21 delas têm escolas. Quase 23 mil livros, indicados pela Secretaria de Educação do Estado para o projeto, já fazem parte do acervo das unidades onde as PPLs têm acesso durante todo o ano.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL