Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

TRÁFICO INTERNACIONAL

No Ceará, PF apreende mais de 1.300 quilos de cocaína em jatinho

Publicado em: 04/08/2021 18:26

 (As 24 malas que armazenavam os 1.304 kg de cocaína na aeronave Turca. Foto: Divulgação/PF)
As 24 malas que armazenavam os 1.304 kg de cocaína na aeronave Turca. Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal do Ceará (PF/CE) apreendeu, na manhã desta quarta-feira (4) por volta das 5h, mais de 1.300 kg de cocaína em uma aeronave particular no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE). Segundo os policiais, o jatinho era de nacionalidade turca.

Em nota, a PF informa que foram apreendidos 1.304 kg de cocaína. A droga estava armazenada em 24 malas, dividida em 50 tabletes por bagagem, totalizando 1.200 tabletes de cocaína. 
 
Ainda de acordo com a nota, a aeronave decolou de Ribeirão Preto (SP), e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica. Estavam na aeronave um passageiro espanhol de 60 anos, que foi identificado como dono das malas, e mais quatro tripulantes de origem turca, entre eles o comandante da aeronave, de 48 anos. 
 
O delegado da Polícia Federal do Ceará, Alan Ramos, informou em coletiva de imprensa nesta quarta (4/8) que o espanhol desembarcou no Brasil nos últimos dias em voo comercial, e que estava indo para Guarulhos (SP). “Ao ser questionado sobre o que o trouxe ao país, o espanhol disse que iria fazer turismo em Guarulhos”, conta o delegado.
 
“Ele estava sendo investigado desde a entrada no país, e, ao migrar em uma aeronave particular, levantou suspeitas na investigação'', explica Alan Ramos.
 
No Aeroporto Internacional de Fortaleza, o jatinho foi abordado nesta "parada obrigatória" e a PF desconfiou das malas embarcadas. 
 
Ao questionar o passageiro e o comandante, os policiais perceberam que havia contradições em suas respostas em relação ao que foi dito na entrada no país, e, com isso, levantou mais suspeitas na PF.
 
“Para realizar a abordagem correta, a PF desceu da aeronave para poder comunicar aos responsáveis pelo aeroporto, e neste período o comandante subiu as escadas do jatinho e ligou os motores, dando sinais de que iam fugir”, ressalta o delegado.
 
Com essa atitude, os policiais entraram novamente na aeronave dando ordem de que fossem abertas as malas. Na abertura, foi comprovado o transporte da cocaína.
 
De acordo com o delegado, o espanhol e o comandante foram presos em flagrante, e os outros três tripulantes, uma mulher e dois homens estão sendo ouvidos na sede da PF em Fortaleza.

Além da droga, a PF apreendeu também a aeronave, um jato Gulfstream, celulares e documentos. Todo o material foi enviado para análise. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Manhã na Clube: Entrevistas com Sérgio Aroucha, Cloves Benevides e Carla Bensoussan
Grupo Diario de Pernambuco