Diario de Pernambuco
Busca

TRÁFICO INTERNACIONAL

No Ceará, PF apreende mais de 1.300 quilos de cocaína em jatinho

Publicado em: 04/08/2021 18:26

 (As 24 malas que armazenavam os 1.304 kg de cocaína na aeronave Turca. Foto: Divulgação/PF)
As 24 malas que armazenavam os 1.304 kg de cocaína na aeronave Turca. Foto: Divulgação/PF
A Polícia Federal do Ceará (PF/CE) apreendeu, na manhã desta quarta-feira (4) por volta das 5h, mais de 1.300 kg de cocaína em uma aeronave particular no Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE). Segundo os policiais, o jatinho era de nacionalidade turca.

Em nota, a PF informa que foram apreendidos 1.304 kg de cocaína. A droga estava armazenada em 24 malas, dividida em 50 tabletes por bagagem, totalizando 1.200 tabletes de cocaína. 
 
Ainda de acordo com a nota, a aeronave decolou de Ribeirão Preto (SP), e tinha como destino Bruxelas, na Bélgica. Estavam na aeronave um passageiro espanhol de 60 anos, que foi identificado como dono das malas, e mais quatro tripulantes de origem turca, entre eles o comandante da aeronave, de 48 anos. 
 
O delegado da Polícia Federal do Ceará, Alan Ramos, informou em coletiva de imprensa nesta quarta (4/8) que o espanhol desembarcou no Brasil nos últimos dias em voo comercial, e que estava indo para Guarulhos (SP). “Ao ser questionado sobre o que o trouxe ao país, o espanhol disse que iria fazer turismo em Guarulhos”, conta o delegado.
 
“Ele estava sendo investigado desde a entrada no país, e, ao migrar em uma aeronave particular, levantou suspeitas na investigação'', explica Alan Ramos.
 
No Aeroporto Internacional de Fortaleza, o jatinho foi abordado nesta "parada obrigatória" e a PF desconfiou das malas embarcadas. 
 
Ao questionar o passageiro e o comandante, os policiais perceberam que havia contradições em suas respostas em relação ao que foi dito na entrada no país, e, com isso, levantou mais suspeitas na PF.
 
“Para realizar a abordagem correta, a PF desceu da aeronave para poder comunicar aos responsáveis pelo aeroporto, e neste período o comandante subiu as escadas do jatinho e ligou os motores, dando sinais de que iam fugir”, ressalta o delegado.
 
Com essa atitude, os policiais entraram novamente na aeronave dando ordem de que fossem abertas as malas. Na abertura, foi comprovado o transporte da cocaína.
 
De acordo com o delegado, o espanhol e o comandante foram presos em flagrante, e os outros três tripulantes, uma mulher e dois homens estão sendo ouvidos na sede da PF em Fortaleza.

Além da droga, a PF apreendeu também a aeronave, um jato Gulfstream, celulares e documentos. Todo o material foi enviado para análise. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL