Diario de Pernambuco
Busca

PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA

Mamógrafo Móvel realizará 1360 exames gratuitos em agosto no Recife

Publicado em: 01/08/2021 11:11

 (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)
Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife
O mamógrafo móvel da Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife, que realiza exames para prevenção ao câncer de mama percorrendo a cidade, iniciará a programação do mês de agosto na segunda-feira (2). Há 1380 vagas disponíveis para mulheres de 50 a 69 anos. Confira o calendário clicando aqui. http://www2.recife.pe.gov.br/sites/default/files/mamografo_agosto_2021.pdf 

O mamógrafo percorrerá 23 pontos da cidade e, devido à Covid-19, os atendimentos - 60 por dia - devem ser agendados previamente nos locais onde o caminhão irá estacionar. Agentes de saúde rastrearão mulheres na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde e, em seguida, devem entrar em contato para marcar data e horário do exame. Os resultados, prontos em 20 dias, são entregues na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado durante o atendimento, ou na mais próxima ao local. 

Para fazer o exame, a mulher deve levar um documento oficial de identificação com foto, seu cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência atualizado. O uso correto da máscara de proteção contra a Covid-19 nas unidades é obrigatório, assim como o respeito ao distanciamento social. Água, sabão e álcool 70% estarão disponíveis para higienização.

Identificando sinais de alerta

As mulheres devem estar atentas às suas mamas no dia a dia para saber distinguir suas variações naturais de mudanças que possam levantar suspeitas de que algo está errado. 

Alguns sintomas podem ser nódulo (caroço) fixo, que geralmente não dói; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), saída espontânea de líquido de um dos mamilos, pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Além de realizar periodicamente o exame clínico e a mamografia, adotar hábitos saudáveis, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas ajudam a reduzir o risco de ter a doença. Amamentar também é um fator de proteção.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL