Diario de Pernambuco
Busca

SUSTENTÁVEL

Lixeiras feitas de material reciclado são instaladas nas praças e parques do Recife

Publicado em: 25/08/2021 17:36

 (Foto: Marconi Félix/Divulgação)
Foto: Marconi Félix/Divulgação
A Prefeitura do Recife recebeu, em um ato simbólico nesta quarta-feira (25), a doação de 400 lixeiras sustentáveis. Os novos equipamentos, que foram produzidos com material reciclado, já começaram a ser instalados na Praça do Derby, de Casa Forte e Barão do Caiara.

De acordo com a gestão municipal, a previsão é que até o dia 15 de setembro as lixeiras sejam distribuídas para outros parques e praças da cidade. Os equipamentos são frutos de uma parceria da Ambev com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) para que o lixo recolhido nas ruas da cidade durante os dias de folia em 2020 ganhassem uma destinação ecológica.  

“O plástico é um dos maiores responsáveis pela poluição do meio ambiente, durando mais de 450 anos para se decompor. Por isso, o principal objetivo da iniciativa era de mostrar à sociedade a necessidade da cultura da logística reversa, para que todo material descartado seja transformado em um novo item, finalizando assim um importante ciclo de reciclagem. Além de ressaltar também a importância dos catadores nesse ciclo e para todo o ecossistema”, explica Ismênia Barbosa, gerente regional de eventos da Ambev, empresa que efetuou a doação.

Para a reciclagem do material coletado, a companhia contou com a parceria da empresa Lar Plásticos, fabricante e fornecedora de lixeiras e outros produtos de plástico feitos 100% a partir de matéria-prima reciclada. As papeleiras foram feitas a partir de um mix de plásticos flexíveis, como rótulos e sacolas plásticas, e plásticos rígidos, como as tampinhas de garrafa.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL