Diario de Pernambuco
Busca

VACINAÇÃO

Cabo começa a vacinar contra a Covid-19 pessoas a partir de 35 anos

Publicado em: 03/08/2021 16:30

 (Foto: Mladen ANTONOV / AFP)
Foto: Mladen ANTONOV / AFP
Moradores com idade a partir de 35 anos do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta terça-feira (3). Para tomar uma das doses do imunizante no município não é necessário a realização de agendamento. De acordo com a cidade, basta se deslocar até um posto de vacinação portando documento com foto, comprovante de residência e cartão do SUS. 

O sentimento misto de alívio e alegria foi despertado em Saulo Luiz de Albuquerque, 39 anos, que tomou a primeira dose do imunizante. "A emoção para mim está sendo muito grande, passei um tempo sem ter acesso a minha mãe por ela ser uma pessoa idosa e acamada e a vacinação é muito importante, a vacina salva vidas", comentou. 

Sentimento compartilhado pela moradora de Garapu, Gesiane Batista Valença, 35 anos, que comemorou a imunização contra o novo coronavírus. "Estou mais tranquila em ter tomado minha primeira dose e já estou na expectativa de vir poder tomar a segunda dose para ficar 100% imunizada", comemorou.

Nesta quarta (4), o Centro de Vacinação do município estará recebendo o público. O local funciona sempre  de segunda a sábado, das 8h às 13h. Na quinta-feira (5), as escolas reabrem ao público para atender as pessoas do grupo de comorbidades que vão tomar a segunda dose. 

Campanha de vacinação 

De acordo com a Prefeitura do Cabo, até a última atualização, nessa segunda (2), o município já havia administrado a primeira dose de vacinas contra a Covid-19 em 62,2% da população. 

"Esse alcance vacinal é superior em 17,5 pontos percentuais à média estadual de 44,7% e também muito maior que a velocidade de aplicações no Brasil, que até o meio-dia desta terça-feira (3) contabilizava 48,2% da população imunizada", disse a prefeitura.

Por meio de nota, o município disse que "nunca faltou imunizantes para a população local". Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, o município recebeu 133.021 doses, sendo aplicadas 112.622, com 24.438 atualmente em estoque. Dessa quantidade armazenada, 4.398 são exclusivas para aplicação de primeira dose (D1), 19.680 estão reservadas para a segunda dose (D2) e outras 360 são de doses únicas. 

"Além de ter um aproveitamento perfeito, sem desperdício, o município conta com o esforço da equipe de vacinação, que conseguiu retirar das ampolas recebidas mais doses do que aquelas previstas no rótulo. Com um trabalho meticuloso na hora de retirar as vacinas dos frascos, as técnicas e enfermeiras do município já contabilizam 4.069 doses extras", acrescentou a prefeitura em nota.

O município assegurou que assim que novas doses de imunizantes chegarem à cidade, novos grupos etários serão vacinados. Os moradores podem acompanhar a campanha de vacinação e conferir  as pessoas que já foram vacinadas no município pelo site do Portal da Transparência (https://portaldatransparencia.cabo.pe.gov.br/coronavirus/).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL