Diario de Pernambuco
Busca

LIVRO

Artista pernambucano José Patrício lança livro sobre seus 45 anos de carreira

Publicado em: 05/08/2021 09:32 | Atualizado em: 05/08/2021 09:55

O livro é uma mescla de biografia, catálogo e diário pessoal do artista (Foto: Cláudia Dalla Nora/Divulgação)
O livro é uma mescla de biografia, catálogo e diário pessoal do artista (Foto: Cláudia Dalla Nora/Divulgação)


Fugindo da autopromoção e focando nos relatos históricos e subjetivos, o artista plástico José Patrício embarcou no desafio de escrever sobre seu próprio trabalho em comemoração aos 45 anos de carreira. Com edição do crítico, curador e professor da UFRJ Felipe Scovino, o livro autoral Percursos de Criação é uma mescla de biografia, catálogo e diário pessoal do artista pernambucano. O lançamento da obra acontece nesta quinta-feira (5), das 18h às 20h, na Livraria Jaqueira localizada no Bairro do Recife. 

Idealizado em 2016, quando José completava 40 anos de carreira, o livro só pôde ser finalizado este ano devido à pandemia e aos prazos do Funcultura, que financiou parte do projeto. A inspiração inicial do livro, porém, veio de antes, quando o artista defendia sua dissertação de mestrado em 2014 no programa associado da UFPB e UFPE. Partes do material, reescritas em linguagem mais acessível, juntam-se a textos inéditos para compor esta versão editorial.

Além do conteúdo acadêmico da pesquisa, o livro é intrinsecamente marcado pelo olhar particular do autor sobre suas vivências. “Eu visito algumas memórias pessoais, que vão desde a infância, quando comecei a me interessar pelas artes visuais e por objetos lúdicos e colecionáveis, como é o caso dos botões, numa loja de aviamentos que minha avó tinha, até encontros e processos no mundo da arte, como minha formação na Escolinha de Arte do Recife na década de 70”, conta.

Como artista plástico, o trabalho de José Patrício se encontra na fronteira entre instalação e pintura. Em quadros, ele faz o arranjo de objetos cotidianos, como dominós, dados e botões, para criar padrões geométricos com caráter pictórico. “Minha família materna é de Caruaru, então desde pequeno eu viajava do Recife para lá e me encantava com o artesanato e com as fachadas e platibandas geométricas das casas, que eu tentava registrar em desenhos”, relembra. Ao longo da carreira, já levou suas exposições para vários lugares do Brasil e do exterior, em países como Alemanha, França, Argentina e China.

Os textos trazem relatos e detalhes por trás da criação das séries de José Patrício (Foto: Divulgação)
Os textos trazem relatos e detalhes por trás da criação das séries de José Patrício (Foto: Divulgação)

No livro, José também narra descobertas, investigações e experimentações com o papel artesanal que ele mesmo produzia e marcou o início da sua carreira. São recuperados detalhes de séries icônicas como 112 dominós (1999) e Ars combinatoria (2000), assim como as obras da série Composições, em papel artesanal, produzidas no início dos anos 80. Algumas das obras registradas no livro fazem parte de importantes coleções, como a do Acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM-Recife) e da Fundação Cartier (Paris).

Colocar-se em perspectiva e analisar sua trajetória é sempre desafiador, visto que memórias, sentimentos e novas ideias impedem uma simples síntese. Para José, porém, a experiência não mudou a forma como ele se relaciona com seu trabalho. “Fazer o exercício de memória e análise que o livro exigiu de mim com certeza me conduziu a uma imersão no meu percurso. Minha pesquisa nas artes visuais vem seguindo uma certa coerência ao longo desses 45 anos, então muito dessa escolha em trabalhar com estruturas geométricas e modulares deve continuar. Evidentemente, estou sempre aberto às mudanças que a criatividade e o dia a dia no ateliê podem trazer”, explica o autor.

A publicação, que é bilíngue (em Português e Inglês), será distribuída gratuitamente para instituições e bibliotecas. Já para o público, estará à venda na Livraria Jaqueira, no Recife (com entrega para todo o Brasil), na Galeria Nara Roesler, em São Paulo, e na Galeria Amparo 60, onde já expôs seus trabalhos, também na capital pernambucana.

SERVIÇO:
Lançamento do livro Percursos de Criação, de José Patrício
Quando: Nesta quinta-feira (05), das 18h às 20h
Onde: Na Livraria Jaqueira do Bairro do Recife
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL