Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

TRANSPORTE PÚBLICO

Integração temporal no TI Camaragibe começa neste sábado

Publicado em: 30/07/2021 08:30

Os usuários deverão usar exclusivamente o cartão VEM. (Grande Recife Consórcio/Divulgação

)
Os usuários deverão usar exclusivamente o cartão VEM. (Grande Recife Consórcio/Divulgação )
Para ter acesso aos ônibus do Terminal Integrado Camaragibe, os usuários deverão usar exclusivamente o cartão VEM. A mudança no acesso a qualquer uma das 21 linhas de ônibus e à Estação do Metrô começa a partir deste sábado (31). O novo sistema permite ao passageiro realizar embarques pagando apenas uma única tarifa, por sentido da viagem, dentro do período de até duas horas. Esta é a segunda tentativa de implantação do novo sistema no terminal, que estava prevista para começar no último sábado (24). O adiamento foi motivado por problemas identificados nas máquinas de venda e recarga do cartão VEM. De acordo com o Grande Recife Consórcio, em caso de desconto de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h os usuários devem entrar em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858.

Segundo o Grande Recife, a integração temporal possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o Consórcio no planejamento das linhas. “No caso do TI Camaragibe, o transbordo ocorrerá entre as linhas de ônibus e o metrô, possibilitando a troca de modal sem o pagamento de uma nova tarifa. Basta o passageiro entrar no ônibus pela porta da frente, passar o cartão VEM no validador do coletivo e girar a catraca ou passar o cartão no validador da Estação de Metrô para girar a catraca, antes do intervalo de duas horas”, informa a empresa.

O Consórcio destaca que a integração temporal só ocorre com o cartão VEM em qualquer uma de suas modalidades (Comum, Estudante, Trabalhador, Passe Livre, Livre Acesso ou Idoso). Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal. “Além disso, o sistema também evita a entrada irregular de passageiros nos terminais e estações do metrô”.

Para aqueles que ainda não possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), cartões do tipo Comum estão sendo distribuídos gratuitamente, mediante cadastro, no próprio TI Camaragibe. Para adquirir um, é só procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão gratuitamente. A carga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.

Nas estações e TIs habilitados com o sistema, basta ficar atento ao visor do validador que mostra a mensagem “Integração Temporal” para indicar que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Livre Acesso e Idoso porque são uma gratuidade concedida pelo Governo do Estado.

Descontos indevidos 
No caso de eventual desconto de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. Neste caso, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858.

"É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM ou CPF para checagem dos dados. Sendo confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário", orienta a empresa. Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), exclusivo para reclamações.

Com a inclusão do TI Camaragibe, dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 18 passam a funcionar no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce e Camaragibe.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Consumo de carne de cachorro sob reavaliação na Coreia do Sul
Manhã na clube: entrevistas com Mendonça Filho (DEM), Vitor Moura e Jailson Silva
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Grupo Diario de Pernambuco