Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

DIPLOMACIA

Chega aos Estados Unidos 1º voo com colaboradores afegãos das tropas americanas

Por: AFP

Publicado em: 30/07/2021 09:23

 (Foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP)
Foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
O primeiro voo com afegãos que trabalharam para as tropas americanas no país asiático aterrissou nesta sexta-feira (30/7) nos Estados Unidos - anunciou o presidente Joe Biden, no início de uma operação para evacuar milhares de pessoas ante possíveis represálias por parte dos talibãs.

Cerca de 20.000 afegãos trabalharam para os Estados Unidos após a invasão de 2001, na esteira dos ataques do 11 de Setembro. Uma grande maioria solicitou a evacuação, depois que o Departamento de Estado criou um programa de vistos especiais para imigrantes.

Algumas estimativas sugerem que o número total de evacuados em potencial no âmbito deste programa possa chegar a 100.000, incluindo familiares dos colaboradores.

Muitos deles temem represálias e perseguições dos talibãs. O grupo conseguiu conquistar uma vasta área do país desde que as tropas estrangeiras iniciaram a última etapa de uma retirada que deve ser concluída no final de agosto.

"Hoje é um marco importante, pois continuamos cumprindo nossa promessa (feita) a milhares de cidadãos afegãos que trabalharam lado a lado com as tropas e com a diplomacia americanas nos últimos 20 anos no Afeganistão", declarou o presidente Joe Biden, conforme comunicado divulgado pela Casa Branca.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: deputado estadual Diogo Moraes (PSB) e o cardiologista Marco Antônio Alves
Consumo de carne de cachorro sob reavaliação na Coreia do Sul
Manhã na clube: entrevistas com Mendonça Filho (DEM), Vitor Moura e Jailson Silva
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Grupo Diario de Pernambuco