Diario de Pernambuco
Busca

SÃO JOÃO

Streamings preparam São João virtual pelo segundo ano consecutivo

Publicado em: 23/06/2021 09:07 | Atualizado em: 23/06/2021 09:09

Alceu Valença terá um show especial junino promovido pelo Teatro Bradesco (Foto: Wesley Allen/Reprodução)
Alceu Valença terá um show especial junino promovido pelo Teatro Bradesco (Foto: Wesley Allen/Reprodução)
Neste mês de junho, o país é obrigado a abrir mão de outra grande festa popular – e pela segunda vez consecutiva. Em meio à preocupação com a gravidade da Covid-19, artistas das diferentes vertentes do forró encontraram no palco virtual uma forma de levar ao público um pouco da alegria do São João.
 
Nesta quarta-feira, (23), véspera da data comemorativa, tem sequência a programação do São João de todos. Com transmissão gratuita pelo YouTube, o evento é realizado pela plataforma brasileira de streaming Sua Música. Iniciado há uma semana, o festival apresenta hoje shows de Forró do Bom, Sirano e Sirino, Caninana e Bonde do Brasil.
 
TRADIÇÃO
“Nossa ideia foi manter a tradição do forró raiz, com Mastruz com Leite, Limão com Mel e Solange Almeida, mas também artistas mais novos em alta no Brasil, como Tarcísio do Acordeon e Raí do Saia Rodada. Também abrimos espaço para independentes como João Gomes. Na última sexta-feira, ele fez um de seus primeiros shows e segurou audiência de 40 mil pessoas”, afirma Marcela d'Arrochella, diretora do Sua Música.
 
Nos últimos dias, as lives apresentaram artistas de grande popularidade: Saia Rodada, Biu do Piseiro, Aldair Playboy e Tarcísio do Acordeon, que transitam entre o forró eletrônico e a pisadinha. Até o fim desta semana, será a vez de atrações mais veteranas, como a banda cearense Mastruz com Leite, na ativa desde os anos 1990.
 
A produção tenta levar outros elementos juninos para o ambiente virtual. A dança será representada pela parceria com o canal Mete Dança, em que são postados vídeos de coreografias juninas e desafios para o público fazer em casa. A gastronomia típica será tema de websérie de oito episódios comandada pela chef cearense Marina Araújo. O público pode acompanhar tudo pelo Instagram.
 
A tradicional banda de forró Mastruz com Leite faz parte da ampla programação do festival São João de Todos (Foto: Embrashow Eventos/Reprodução)
A tradicional banda de forró Mastruz com Leite faz parte da ampla programação do festival São João de Todos (Foto: Embrashow Eventos/Reprodução)
 
Para quem já comandou muitas noites de São João com público animado, a experiência virtual vai se tornando comum. Na sexta-feira (25), Alceu Valença se apresenta no canal do Teatro Bradesco no YouTube.
 
“Sou um artista que tem um show de carnaval quando é carnaval. Quando é São João, o repertório é muito mais São João”, diz Alceu, que promete repertório com Sabiá, de Luiz Gonzaga, e Flor de tangerina, xote de sua própria autoria.
 
ESTRADA
Um dos poucos cantores capazes de figurar entre os mais ouvidos no carnaval e no São João, ele diz que é “a estrada” do que mais sente falta neste segundo ano sem festa junina. “Não moro, eu namoro cidades. Tenho um ponto no Rio, tenho um ponto em Olinda, e um ponto em Lisboa. Passo poucos dias em cada e sigo para a estrada”, conta.
 
Em 2020, antes de a pandemia começar, Alceu emendou shows em Portugal (com a Orquestra Ouro Preto), depois no carnaval de São Paulo e em seguida em Pernambuco. Porém, logo se viu confinado ao apartamento do Leblon, no Rio.
 
Com mais tempo para se dedicar ao violão, ele lançou um álbum produzido em casa. Sem pensar no amanhã tem 11 faixas, 10 releituras e uma inédita. Mais dois discos no formato voz e violão estão previstos para os próximos meses. “O violão ficou satisfeito”, brinca Alceu.
 
De acordo com ele, o forró é capaz de trazer alegria ao público que está em casa à espera do fim da pandemia. “Ano passado, fiz lives no São João e as pessoas adoraram. Estamos nos acostumando. Vamos sair no momento certo, mas por enquanto precisamos de algo para nos distrair em casa”, comenta, fazendo um apelo para que todos se vacinem. “É importante que todos tomem as duas doses. Só assim vamos vencer isso. Continuo me cuidando, tendo empatia, cuidando dos outros, sempre usando máscara.”
 
Outra atração do são João virtual é o grupo paulista Rastapé. Na quinta-feira (24), a banda vai tocar no Arraiá da praça, realizado pela Agência InHaus. Com transmissão pelo YouTube, o evento terá shows das cantoras Mariana Aydar e Lucy Alves.
 
“Nunca imaginamos estar nesta situação. É o segundo ano sem festas juninas. Estamos de mãos atadas, esperando o momento certo para voltar a fazer o que amamos junto do público, com todo mundo vacinado e protegido”, comenta o vocalista Jorge Filho.
 
“Festa junina é muito importante no Brasil. É a festa da família, tem a culinária, as músicas, os jogos, e o Rastapé traz isso. Fazemos questão de tocar as músicas típicas que remontam a essa tradição”, afirma Jorge Filho.
 
PROGRAME-SE
 
. SÃO JOÃO DE TODOS
No canal Sua Música no YouTube. Gratuito.
 
» Quarta (23/06)
Forró do Bom, Sirano e Sirino, Caninana e Bonde do Brasil
 
» Quinta (24/06)
Brasas do Forró, Fulô de Mandacaru e Gleydson Gavião
 
» Sexta (25/06)
Banda Styllus, Eduarda Brasil e
Mastruz com Leite
 
» Sábado (26/06)
Cavalo de Pau, Mara Pavanelly, Wallas Arrais e Limão com Mel
 
» Domingo (27/06)
Eric Land, Lupe Lucena, Luan Estilizado e Lucas Boquinha
 
 
. ALCEU VALENÇA
 
Sexta (25/06)
Às 20h, no canal do Teatro Bradesco no YouTube (www.youtube.com/teatrobradesco). Gratuito. 
 
. ARRAIÁ NA PRAÇA 
Às 20h, no canal da Agência InHaus no YouTube. Gratuito
 
Quinta (24/06)
Com Rastapé, Lucy Alves e Mariana Aydar
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL