Diario de Pernambuco
Busca

QUARENTENA

Sertão: Medidas restritivas são flexibilizadas na macrorregião 3

Publicado em: 23/06/2021 18:14 | Atualizado em: 23/06/2021 18:27

Flexibilização foi anunciada pela secretária executiva de Desenvolvimento Econômico Ana Paula (Foto: Heudes Regis/SEI)
Flexibilização foi anunciada pela secretária executiva de Desenvolvimento Econômico Ana Paula (Foto: Heudes Regis/SEI)

A partir da próxima segunda-feira (28), a macrorregião 3, que engloba parte do Sertão onde ficam as cidades de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, vai avançar no Plano de Convivência com a Covid-19. As atividades econômicas podem voltar a funcionar até as 20h, tanto nos dias de semana como aos sábados e domingos. Os comércios de bairro e de rua e os escritórios têm horário especial. Poderão funcionar até as 19h, nos finais de semana. A capacidade permitida nos estabelecimentos será de 50% do total.

Durante a coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (23), a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, alertou que apesar dessas medidas de flexibilização, todos precisam manter os cuidados e a atenção máxima no cumprimento dos protocolos. 

“Durante as festas juninas, devemos evitar as aglomerações. As pessoas podem até viajar, mas que façam isso apenas em núcleos familiares bem restritos. Essa é uma fase essencial para que o governo consiga manter o suporte na saúde e que a economia não precise sofrer novas restrições”, apontou. Ela relembrou a recomendação do Ministério Público de Pernambuco em vigor desde o ano passado sobre a proibição de fogueiras e queima de fogos de artifício. 

Na última quinta-feira (17), foram flexibilizadas as atividades sociais e comerciais para as macrorregiões de saúde 1, 2 e 4, que englobam a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata, Agreste e parte do Sertão. Desde essa segunda (21) o horário de funcionamento de boa parte dos setores foi estendido até às 22h durante a semana e até às 21h nos fins de semana e feriados. Para essas macrorregiões, o decreto permanece em vigor até o dia 4 de julho.

Ana Paula reforçou que existem exceções, como as academias de ginástica, que devem fechar às 22h durante a semana e às 18h nos sábados e domingos. Museus, teatros e cinemas podem funcionar, mas com limite de 30% da capacidade, assim como os eventos corporativos podem ser realizados com até 50 pessoas. 

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL