Diario de Pernambuco
Busca

DEBATE

Prefeitos preferem reforma tributária fatiada nos moldes do governo

Publicado em: 13/06/2021 19:45

 (Foto: Vinicius Cardoso Vieira/ESP. CB/D.A Press)
Foto: Vinicius Cardoso Vieira/ESP. CB/D.A Press
Representantes da Frente Nacional dos Prefeitos afirmaram ao governo federal que preferem a proposta de reforma tributária fatiada defendida pelo ministério da Economia. A outra possibilidade seria uma reforma mais ampla, apresentada pelo pelo relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). A escolha dos prefeitos foi comunicada durante reunião com a ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, os gestores estaduais argumentaram que a melhor solução seria seguir a reforma proposta pelo movimento “Simplifica Já”, que não impactaria nos impostos municipais, mas que caso ela não fosse adiante, a alternativa do governo é a melhor opção. A ideia dos prefeitos é que a fatia sobre os tributos dos municípios fique para o fim e nem chegue a ser votada por causa da chegada do período eleitoral.

Na última quarta (9), a CNI (Confederação Nacional da Indústria) condenou o plano do governo de diferenciar a alíquota do setor de serviços na reforma tributária, enquanto a indústria teria que pagar impostos mais altos. O Ministério da Economia estuda a proposta. Segundo o ministro Paulo Guedes, a alíquota pode ficar em 8%, inferior aos 12% oferecidos para a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) para que a carga tributária do setor não aumente.

Já a CNI acredita que a proposta é equivocada tanto do ponto de vista econômico quanto do social, já que a carga tributária da indústria de transformação é de 46,2% do PIB (Produto Interno Bruto), enquanto o setor de serviços é de 22,1%.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL