Diario de Pernambuco
Busca

HOMENAGENS

Políticos relembram trajetória e lamentam o falecimento de Marco Maciel

Publicado em: 12/06/2021 08:38 | Atualizado em: 12/06/2021 15:47

Aos 80 anos, ex-vice-presidente morreu neste sábado (12) (Reprodução/Agência Senado)
Aos 80 anos, ex-vice-presidente morreu neste sábado (12) (Reprodução/Agência Senado)

falecimento do ex-vice-presidente da República Marco Maciel, durante a madrugada deste sábado (12), gerou comoção entre os políticos e admiradores do também ex-governador de Pernambuco. Nas redes sociais, homenagens e lembranças foram postadas.
Confira: 

 

 

 

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Eriberto Medeiros, enviou uma nota de pesar. "Pernambuco perdeu, hoje, um dos políticos mais importantes da sua história. Lamentamos profundamente a morte de Marco Maciel, alguém cuja trajetória se cruza com episódios marcantes do nosso Estado. Foi deputado estadual, foi deputado federal, senador, ministro da Educação e chefe da Casa Civil, chegando à vice-presidência da República. Como governador, olhou para a seca e pensou no desenvolvimento regional, priorizando o Porto de Suape. Foi um homem público com posições firmes, que valorizava o diálogo e o entendimento, elevando as questões políticas de Pernambuco à vida nacional. Merece nosso respeito e admiração pelo caminho que trilhou, inspirando as pessoas com a sua seriedade e comprometimento. Que Deus conforte seus familiares e amigos nesse momento de despedida e que seu espírito possa descansar em paz".

 

 

 

O deputado federal Tadeu Alencar lamentou o falecimento. "Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Marco Maciel. Homem público honrado que exerceu a política com responsabilidade, competência e que honrou a confiança dos pernambucanos nos cargos que exerceu. Meus sentimentos aos familiares e amigos neste momento de dor e saudade", afirmou por meio de nota.

 

 

 

 

Presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo enviou uma nota de pesar. "Um homem honrado. Nasceu para servir na vida pública com vocação e dedicação exemplar. A história contemporânea da Política (“P” maiúsculo) brasileira teve nele um articulador mestre com discrição e humildade de um franciscano. Nesse momento de extremos, a lembrança de sua postura mostra como a luta de ideias e posições precisa retornar ao eixo civilizatório. O Marco Maciel, maestro da redemocratização, vice-presidente da República, ministro, governador de Pernambuco, presidente da Câmara dos Deputados, senador, deputado estadual e líder estudantil será uma referência na formação de quadros da Política que serve à sociedade. Os nossos mais sinceros sentimentos a Anna Maria, companheira de toda uma vida, e a toda sua família".

 

 

O prefeito do município de Jaboatão dos Guararapes também se manifestou. "Pernambuco e o Brasil perderam hoje um dos políticos de maior envergadura e liderança. Marco Maciel exerceu com maestria todos os cargos que ocupou como secretário deputado, senador, governador, ministro e vice-presidente da República. Sua ética, o estilo discreto e ao mesmo cativante eram as suas marcas. Meus sentimentos à família neste momento de perda", afirmou Anderson Ferreira.


 

 

A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do estado manifestou seu pesar. "Pernambuco está de luto. A voz pausada, o pensamento equilibrado e a reflexão  conciliadora se calam, deixando a saudade nós corações dos que tiveram o privilegio de um convívio sempre respeitoso com MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA MACIEL, político, imortal da Academia Brasileira de Letras, detentor de muitos títulos e homenagens, que recebeu com humildade; além de igual número de cargos exércidos com competência, honestidade e maestria. Um filho de Pernambuco e um orgulho para todo o Brasil. Neste momento de extrema tristeza  a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS DE TURISMO - SEÇÃO PERNAMBUCO - presta suas homenagens ao ilustre pernambucano que sempre honrou a nação brasileira, servindo de exemplo pela probidade com quem contribuí para o fortalecimento da democracia e das instituições de Estado. Desejamos que a solidariedade e pesar dos milhares de brasileiros que igualmente lamentam sua partida tenham o poder de amenizar a dor dos familiares e amigos".

 


 

Presidente do PSDB em Pernambuco e prefeita de Caruaru, Raquel Lyra também emitiu uma nota de pesar. "Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-vice-presidente da República e ex-governador de Pernambuco, Marco Maciel. Conciliador, honrado e íntegro, ao lado do presidente Fernando Henrique Cardoso fez muito ao Brasil, sem esquecer jamais de seu estado e de seu povo, em todas as funções que exerceu como deputado, senador e ministro. Em nome do PSDB de Pernambuco, expresso nossa profunda solidariedade à sua esposa, Anna Maria, filhos, toda família, inúmeros amigos e a nossa gente que se despede hoje de um de seus grandes líderes." 

 

 

 

 

 

Presidente do Partido Progressistas em Pernambuco, Eduardo da Fonte lamentou o falecimento de Marco Maciel. "O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte de Marco Maciel, recifense e grande quadro da política nacional. Homem público honrado, será sempre reconhecido pelo estilo conciliador e por sua grande capacidade pacificadora. Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa Ana Maria e aos três filhos e netos, e aos amigos. Que Deus conforte o coração de todos". 

 

A deputada Federal Marília Arraes (PT/PE) manifestou suas condolências. "Diante do falecimento do ex-vice-presidente da República, Marco Maciel, a deputada federal Marília Arraes (PT/PE) externa sua solidariedade aos familiares e amigos do pernambucano".

 

O Desembargador Fernando Cerqueira também emitiu uma nota de pesar em nome do Tribunal de justiça de Pernambuco. "É com profundo pesar que nós, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, recebemos a notícia do falecimento do ex-governador e ex-vice-presidente Marco Maciel. Advogado, professor de direito e um político de destaque nacional, Marco Maciel era uma referência de homem íntegro, conciliador e discreto. Como forma de reconhecimento e homenagem à sua história, o Poder Judiciário estadual decreta luto e bandeira a meio mastro. Nos solidarizamos com seus familiares e amigos". 

 

 

 

 

TAGS: brasília | luto | marco | maciel |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL