Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

COVID-19

Pernambuco ultrapassa a marca de 2 mi de exames para detectar o Coronavírus

Publicado em: 20/06/2021 20:02

 (Miva Filho/SES-PE)
Miva Filho/SES-PE
O estado de Pernambuco ultrapassou, neste domingo (20), a marca de 2 milhões de exames para detecção do novo coronavírus. O feito faz parte dos esforços do governo do Estado para ampliar e qualificar a testagem para a covid-19. No total, foram realizados, ao longo da Pandemia - que teve início em março de 2020 -, 2.002.108 testes, sendo eles RT-PCR, testes rápidos de anticorpos, sorologias e, o mais recente, os rápidos de antígeno.

Dos 954.243 exames de RT-PCR realizados, 74,2% (708.640) foram realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), tanto no Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) quanto nas unidades parceiras, ou conveniadas à rede pública estadual. De acordo com especialistas, o exame de biologia molecular é considerado como um dos procedimentos padrão ouro, principalmente por detectar a atividade viral em sua fase aguda, ou seja, quando há maior capacidade de transmissibilidade.  

“Modernizamos a infraestrutura do nosso Laboratório Central, reforçamos a rede com mais de 10 mil profissionais para absorver a demanda crescente e ampliamos a possibilidade de realização do exame para todas as pessoas com sintomas sugestivos da Covid-19, independente de casos leves ou graves, além dos contatos de casos confirmados. Somente com a vigilância adequada do vírus, conseguimos monitorar e combater a disseminação da Covid-19 em Pernambuco", destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

Inclusive, nos próximos dias, o governo deve distribuir 82,2 mil testes de antígeno na rede de atenção à saúde. Deste total, 70 mil serão destinados para 62 cidades pernambucanas, localizadas nas II, IV, V, VI, VII, X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), que estão com a maior representatividade de ocorrência de casos ativos do novo coronavírus.

Outra frente de vigilância do vírus no Estado têm sido os testes de antígeno, opções eficientes para detecções oportunas e em grande escala de infecções ativas pela Covid-19. Assim como os de biologia molecular, esse tipo de exame também detecta a presença do vírus na fase mais aguda da doença, possuindo a vantagem de ter um tempo de resultado muito menor, de aproximadamente 20 minutos, desde a coleta até a entrega do resultado. Até este domingo (20), a rede pública de Pernambuco já havia realizado 16.579 testes rápidos de antígeno. 

Nos próximos dias, o Governo de Pernambuco vai distribuir 82,2 mil testes de antígeno na rede de atenção à saúde. Deste total, 70 mil serão destinadas para 62 cidades pernambucanas, localizadas nas II, IV, V, VI, VII, X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), que estão com a maior representatividade de ocorrência de casos ativos do novo coronavírus. "Essa iniciativa é fundamental para a interrupção das cadeias de transmissão do coronavírus, fortalecendo a testagem e a busca dos contactantes dos casos positivos. Nós temos, inclusive, um processo para aquisição de mais 500 mil testes rápidos de antígeno para dotar os municípios dessa detecção mais rápida da presença do vírus para buscar o isolamento e evitar que haja um aumento da contaminação", ressalta Longo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Em busca por vestígios de vida em Marte
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Mariz (Associação Brasileira de Energia Nuclear)
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco