Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

SAÚDE

Pernambuco faz mobilização neste final de semana para 2º dose da Coronavac em atraso

Publicado em: 18/06/2021 10:46

 (Miva Filho/SES-PE)
Miva Filho/SES-PE

Com a chegada de mais 65 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Coronavac/Butantan na manhã desta sexta-feira (18), Pernambuco espera zerar, nos próximos dias, o número de pessoas que aguardam pela segunda dose desse imunizante. Para isso, ficou acordado entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE) que os 73 municípios que receberam essa nova remessa, além daqueles que ainda contabilizam pessoas a vacinar com a Coronavac, farão mobilizações ao longo deste final de semana para imunizar o público em atraso. A orientação é também convocar os que ainda não foram tomar a segunda dose da Astrazeneca/Fiocruz no tempo preconizado de três meses após a primeira aplicação.

“O Programa Estadual de Imunização recebeu as novas doses e já está acionou o esquema logístico para levar o insumo a todas as regiões do Estado, como vem sendo feito desde o início da campanha. Toda a nossa equipe tem expertise e sabe fazer campanha de vacinação. E não tenho dúvidas de que essa experiência terá um importante reflexo nas atividades que serão desenvolvidas ao longo deste sábado e domingo”, afirmou o governador Paulo Câmara (PSB).

Além da chegada da Coronavac/Butantan, Pernambuco recebeu, na madrugada desta sexta, 97.110 doses da Pfizer. As vacinas serão destinadas às pessoas com comorbidades e deficiência, podendo ser expandidas aos demais grupos prioritários e à população em geral por faixa etária, de acordo com o andamento da campanha e realidade de cada município. No total, a campanha de vacinação em Pernambuco ganhou o reforço de 162.110 doses que, somadas às entregas anteriores, totalizam mais de 4,6 milhões de vacinas disponibilizadas para proteção dos pernambucanos.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, o objetivo é que a vacina chegue o mais rápido possível ao gestor municipal e, consequentemente, ao braço da população. “Nessa remessa, temos um desejo a mais de dar celeridade ao processo para que todos aqueles que estão com a segunda dose da Coronavac em atraso possam finalizar o esquema vacinal, de preferência ainda neste final de semana. Contamos com o empenho de todas as cidades para que sejam realizadas mobilizações para isso”, observou Longo.

O secretário convocou a população a aderir às ações, verificando nos canais oficiais do seu município a data, horário, local e outros detalhes de como será a mobilização. “A vacina salva vidas e tem reduzido as internações e óbitos em Pernambuco. Mas, para garantir essa proteção, é essencial completar o esquema vacinal com as duas doses. Por isso, aproveite o grande esforço concentrado deste final de semana para garantir a sua proteção. Não deixe de tomar a segunda dose. As vacinas são seguras, eficazes e salvam vidas”, reforçou.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em 18 de janeiro, Pernambuco recebeu 4.682.210 doses de vacinas. Desse total, 2.319.920 são da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.024.160 da Coronavac/Butantan e outras 338.130 doses são da Pfizer/BioNTech.

Mutirão na Região Metropolitana 

No Recife, neste sábado (19) e domingo (20), a Capital pernambucana realizará um mutirão para intensificar a aplicação da segunda dose das vacinas contra covid-19 atrasadas. O público-alvo da ação são as pessoas que tomaram Coronavac há mais de 28 dias ou Astrazeneca há mais de três meses. Ao todo, na cidade, 7 mil pessoas, o que representa 2,8% do total de 242.255 pessoas aptas a completar o esquema vacinal, imprescindível para maior probabilidade de ficar imune à doença. Quatro dos pontos de vacinação foram destacados para o mutirão para os quais este público em atraso deve agendar a vacinação para o sábado e domingo: Dnocs (Tamarineira); Geraldão (Imbiribeira); Unicap (Boa Vista) ou Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (Dois Irmãos).

Em Jaboatão dos Guararapes, o mutirão ocorre no final de semana, para aplicação da segunda dose da vacina da CoronaVac. Os usuários cadastrados serão informados sobre data e local por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. No sábado (19), os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 16h. No turno da manhã, serão aplicadas as primeiras doses nos usuários que estavam agendados. À tarde será exclusivamente destinada para a segunda dose da CoronaVac. Já no domingo (20), a vacinação vai ser voltada apenas à segunda dose da CoronaVac, e irá das 8h às 13h, nos nove pontos de drive-thru do município, com reforço na Policlínica Mariinha Melo, localizada no bairro de Vila Rica.

Em Igarassu, recebe nesta sexta-feira (18) as  3.820 doses vacinas da Coronavac que estavam atrasadas , o reforço será para atualizar o calendário vacinal dos idosos a partir de 60 anos e não será preciso agendamento pelo site. A cidade fará neste final de semana um mutirão nos turnos manhã e tarde ( 8h às 16h) para aplicação da vacina, os  polos terão as equipes reforçadas. Os seis polos em Igarassu: escolas municipais Antônio de Pádua, Cecília Maria de Vaz, Dalila de Melo Fonseca, Creche Tia Emocy Krause e Ginásio Esportivo Jota Raposo.

Em Paulista, serão disponibilizados quatro pontos de vacinação, destinados exclusivamente para a segunda aplicação da CoronaVac. Todos funcionarão das 08 às 16h. Os locais disponíveis são: a Igreja Nossa Senhora do Ó; a Escola Gelda Amorim, em Paratibe; a Escola José Firmino da Veiga, no Centro; e no Drive-Thru da PE -22, na Conceição.

Em Araçoiaba, a secretária municipal de Saúde anuncia o mutirão de imunização da segunda dose da Coronavac para pessoas acima de 50 anos que ainda não completaram o esquema vacinal. As segundas doses da Coronavac também estarão disponíveis nos PFS's no período da manhã deste sábado. Não será preciso realizar agendamento , basta levar cartão de vacinação provando a primeira dose , documento com foto e comprovante de residência em Araçoiaba.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o médico geriatra Marcelo Cabral
Apesar dos protestos, começa a Olimpíada de Tóquio
Manhã na Clube: entrevista com o Presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP)
Em busca por vestígios de vida em Marte
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco