Diario de Pernambuco
Busca

PANDEMIA

Em Minas Gerais, refrigerador é desligado e 270 doses da vacina contra a Covid são perdidas

Publicado em: 21/06/2021 14:57

 (A câmara de refrigeração da UBS Jardim Petrópolis, em Betim, foi encontrada desligada na manhã desta segunda-feira (21). Foto: Google Maps/Reprodução)
A câmara de refrigeração da UBS Jardim Petrópolis, em Betim, foi encontrada desligada na manhã desta segunda-feira (21). Foto: Google Maps/Reprodução
Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), 270 doses da vacina contra a Covid-19 e 1.442 imunizantes contra outras doenças foram perdidos devido a um problema com uma câmara de refrigeração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Petrópolis.

O refrigerador foi desligado no fim de semana e só foi detectado na manhã desta segunda-feira (21).
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado (19), durante uma limpeza geral da Sala de Vacina da UBS Jardim Petrópolis, realizada por uma empresa terceirizada responsável pela higienização, a câmara de vacinas foi desligada e não foi religada. 
 
A equipe responsável pela sala de vacina identificou que a câmara estava desligada somente no início do expediente, desta segunda, e comunicou à gerencia da unidade e à Central de Vacinas do município.
 
De acordo com o relatório realizado pela prefeitura, foram perdidas 270 doses da vacina contra a Covid-19 do fabricante AstraZeneca e 1.442 de outros imunizantes que estavam armazenados na unidade.

A prefeitura está apurando os fatos e os responsáveis para tomar as medidas cabíveis.
 
Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 em Betim segue nas UBS´s para o público geral de 59 anos e pessoa com comorbidades de 40 a 49 anos.

Grávidas e puérperas com comorbidades também estão sendo imunizadas na cidade, porém, no Centro de Especialidades Divino Ferreira Braga.
 
Não é a primeira vez que um acidente com a refrigeração de vacinas ocorre em Betim. Em 6 de abril desse ano, um defeito em um refrigerador da UBS Cruzeiro do Sul acarretou a perda 120 doses da vacina contra a Covid-19.

Na época, foi devido a uma falha técnica, o defeito na câmara não permitia que a temperatura correta fosse mantida. A prefeitura informou que o aparelho era novo e que a assistência técnica do fabricante seria acionada.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL