Diario de Pernambuco
Busca

AÇÃO

Coletivo que incentiva inovação em Olinda ganha recursos de emendas parlamentares

Publicado em: 14/06/2021 21:26

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
Espaço criado para incentivar projetos inovadores em diversas áreas, o coletivo Olinda Creative Community Action (OCCA) vai ganhar um novo impulso com recursos de emendas parlamentares que vão ser investidos na capacitação de estudantes e no incentivo ao empreendedorismo local. Formado por profissionais de diversas áreas, a OCCA, localizada no Sítio Histórico da cidade, conta com mentores qualificados e dispostos a fazer grandes transformações em áreas como tecnologia, lazer, turismo, empreendedorismo e educação.

As emendas parlamentares que beneficiam o coletivo foram de autoria dos  deputados federais Augusto Coutinho e Tadeu Alencar. Coutinho destinou R$ 200 mil para um programa de capacitação de jovens da rede de ensino público de Olinda em habilidades sócio emocionais, requisito fundamental para ingresso no mercado de trabalho. Já Tadeu Alencar assegurou R$ 150 mil para o programa de incentivo ao Empreendedorismo/Artefatos Digitais.

Os deputados encaminharam as emendas após terem conhecido pessoalmente a entidade. “Os deputados acompanham o dia a dia da OCCA. E isso é o reconhecimento de que nós criamos um espaço muito interessante de convergência, onde são discutidas as grandes questões do mercado de trabalho, empreendedorismo ligado à economia criativa e outros assuntos”, diz Kleber Dantas, idealizador e coordenador da entidade. 

Criada no início da pandemia, a OCCA já abriga um laboratório com tecnologia 3D, que está lavando a tecnologia digital para a comunidade e para o artesanato local, através da Hactus Criative, empresa de corte a laser e personalizações. Também conta com a empresa Robô Livre, criadora da plataforma Robolivre, que tem como objetivo democratizar a ampliar o acesso à robótica. Em breve, o local vai contar com cervejaria artesanal e outras surpresas. 

As grandes células da OCCA são a OCCA Learning (que vai abrigar também uma escola de ilustração), a Praça da Imaginação (que vai também oferecer refeições e lanches), e o clube de Upcycling, atividade que consiste em transformar um produto reciclado em outro com maior valor agregado do que o usado inicialmente. Veja mais informações no site www.occa.space
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL