Diario de Pernambuco
Busca

LEITURA

Coletivo cria primeira biblioteca nacional de troca de livros de autoras negras

Publicado em: 01/06/2021 10:40

A plataforma virtual vai promover envio de livros para todo o Brasil (Foto: Pixabay/Reprodução)
A plataforma virtual vai promover envio de livros para todo o Brasil (Foto: Pixabay/Reprodução)
O Coletivo de Mulheres Negras na Biblioteca lançou a primeira biblioteca virtual brasileira de troca de livros de autoras negras (MNBT). O projeto conta com cerca de 200 livros dos mais variados gêneros literários, entre eles ficção científica, poesia, biografia, ficção, romance nacional e internacional e outros.
 
O serviço é inspirado no projeto The free black women 's library, da ativista Ola Ronke Akinmowo que, desde 2015, percorre os Estados Unidos com sua biblioteca itinerante. A ideia é simples: o usuário doa um livro escrito por uma mulher negra e recebe outro exemplar que será enviado por correio para qualquer lugar do Brasil. Para ter acesso ao serviço, basta acessar o site oficial do coletivo
 
Idealizada por profissionais da biblioteconomia e letras, a iniciativa Mulheres Negras na Biblioteca existe desde 2016 e busca promover atividades culturais para divulgar e incentivar a leitura de autoras negras. O projeto conta com o apoio do programa VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL