Diario de Pernambuco
Busca

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Busca por planejamento sucessório dispara; especialista explica como proceder

Publicado em: 18/06/2021 11:42

 (Diario de Pernambuco TV)
Diario de Pernambuco TV
A Pandemia da Covid-19 fez com que o número de brasileiros que fazem o planejamento sucessório crescesse. Os dados do Colégio Notarial do Brasil, divulgados nesta semana, atestam isso. Se comparada aos primeiros quatro meses de 2020, a procura por registro dos bens sucessórios em 2021 cresceu 133,6%. O levantamento aponta que em 2020, houve um crescimento de 130%. Os dados apontam, ainda, que, além de idosos, profissionais da saúde e jovens passaram a recorrer aos cartórios com o objetivo de registrar as sucessões.

A lei brasileira possui diversas facetas. Mas, quando o assunto é herança, de modo geral, cerca de 50% do patrimônio de quem falece é destinado aos filhos, irmãos ou cônjuges. Mas, há casos em que se o testamento não for feito, parentes distantes, mesmo sem nenhum contato comprovado, podem reivindicar o direito pela herança, causando briga judicial que, dependendo do tamanho da herança, pode durar anos.

De acordo com a advogada especialista em direito sucessório, Gisele Martorelli, planejar o que será deixado de bens para os familiares é a melhor maneira de distribuir os bens sem causar problemas. "Ao planejar o que será deixado aos familiares, a gente facilita e muito o processo jurídico. Deixando tudo registrado é mais fácil evitar conflitos ou até mesmo de parentes distantes, que nunca tiveram contato com o que deixou a herança, querer reivindicar o direito ao que fora deixado", explica.

O planejamento sucessório consiste na separação e destinação de bens. É através dele que a pessoa pode registrar os seus bens, definindo como quer que seja feita a transferência de propriedade dos bens em caso de falecimento. 

Confira a entrevista completa:


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL