Diario de Pernambuco
Busca

RISCO À SAÚ8DE

Anvisa aponta nas vendas de remédios ineficazes contra a Covid-19

Publicado em: 21/06/2021 17:31

 (Reprodução/Pixabay
)
Reprodução/Pixabay
Dados solicitados pela CPI da Covid-19 ao presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, apontam para um crescimento vertiginoso nas vendas de remédios do “kit Covid”, que são comprovadamente ineficazes contra a doença e podem trazer riscos à saúde e à vida dos pacientes se utilizados em excesso. 

Na CPI, os dados foram solicitados pelo senador Humberto Costa (PT). Entre 2019 e 2020, o número de vendas dos medicamentos passou de 46 milhões para 126 milhões de embalagens. O vermífugo ivermectina foi o que apresentou a alta mais expressiva nas vendas, indo de 28 milhões para 57 milhões no mesmo período. 

O antibiótico azitromicina passou de 28 milhões para 58 milhões de caixas vendidas. A cloroquina e a hidroxicloroquina passaram de 1,5 milhões de embalagens vendidas em 2019 para 2,3 milhões em 2020. Já a nitazoxanida foi de 8,5 milhões para 9,2 milhões de embalagens vendidas. 

O aumento no número de embalagens vendidas desses medicamentos tem sido impulsionado pelo estímulo ao uso de remédios úteis para outras doenças, mas ineficientes contra a Covid-19. Para a compra de todos esses medicamentos, é necessário apresentar receita médica na farmácia.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL