Diario de Pernambuco
Busca

OPORUNIDADE

Paço do Frevo firma parceria internacional e oferta projeto de incentivo ao empreendedorismo jovem

Publicado em: 13/05/2021 11:48

 (Foto: Leandro de Santana/Esp.DP)
Foto: Leandro de Santana/Esp.DP
Estão abertas, até sexta-feira (14), as inscrições para o projeto “Paço Criativo”, parceria inédita firmada entre a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o museu Paço do Frevo, localizado no centro do Recife, através do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Os cursos profissionalizantes em cultura e empreendedorismo são gratuitos e voltados para jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades da periferia do Recife e região metropolitana. A aulas serão online, ministradas entre maio e junho, e os interessados podem se inscrever clicando aqui.

Nesta primeira etapa, serão oferecidos cursos online em Comunicação e Marketing Digital, conduzida por André Fidelis e Cidicleiton Luiz, comunicadores populares do Coletivo Tururu, e com palestra do publicitário e professor Kassius Leandro; Cultura Empreendedora e Sustentável, orientada pelo consultor Cesar Cronembold, com palestra da jornalista e produtora Marileide Alves; e Noções Básicas de Elaboração de Projetos, ministrada pela jornalista e produtora cultural Amanda Nascimento, com palestra de José Valdomiro, o Minininho, passista e instrutor da Escola Municipal de Frevo do Recife. As aulas serão nos turnos da manhã, tarde e noite.

Além destes cursos e palestras, os inscritos no Paço Criativo aprenderão sobre criação e produção audiovisual, iluminação cênica, mobiliário e expografia, além de terem oportunidade de desenvolver experiências de roadie e danças brasileiras. As aulas serão oferecidas para jovens de 16 a 29 anos, moradores de comunidades periféricas do Recife e da Região Metropolitana. As ações seguem até dezembro.

Pensada para ser desenvolvida ao longo de 2021, a iniciativa deve formar mais de 1.800 jovens e contará com mais de 80 professores qualificados no reconhecido centro de referência de salvaguarda do frevo e da cultura popular. As ações formativas visam fomentar a economia criativa e a sustentabilidade dos atores e fazedores da cadeia produtiva do patrimônio imaterial em um momento tão desafiador para o setor ante a pandemia da Covid-19.

CONHEÇA
OEI - A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) é o primeiro organismo intergovernamental de cooperação multilateral da Ibero-América, fundado em 1949 com o objetivo de promover a cooperação na região nas três áreas de atuação. Atualmente, 23 Estados são membros da OEI, com escritórios em 18 países, além da sede da Secretaria-Geral na Espanha. No Brasil, a OEI atua desde 2004, com execução de acordos de cooperação. Na área cultural contribui para o fortalecimento da capacidade técnica, promoção e sustentabilidade da função social e educativa de iniciativas culturais.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL