Diario de Pernambuco
Busca

SOLIDARIEDADE

Desenhista RAL precisa de ajuda para tratamento de saúde

Um dos principais nomes do traço e do humor de Pernambuco enfrenta batalha contra a esclerose lateral amiotrófica, doença que compromete movimentos e fala

Publicado em: 06/05/2021 21:36 | Atualizado em: 06/05/2021 21:43

 (Artista tem vasta produção na imprensa e no mercado editorial. Föto: Divulgação)
Artista tem vasta produção na imprensa e no mercado editorial. Föto: Divulgação
Um dos mais talentosos artistas do traço e do humor de Pernambuco está precisando de ajuda para travar uma batalha contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença que afeta a coordenação motora e a fala, podendo impedir o enfermo de desempenhar atividades simples do dia a dia. Romildo de Araújo Lima, o RAL, vem há décadas contribuindo com a produção cultural do estado através de suas charges, caricaturas, cartuns, ilustrações, capas de livros e projetos gráficos.

Também foi um nome importante na imprensa pernambucana, sobretudo no fim do século 20, ao se tornar o primeiro editor de arte do Diario, com a tarefa de comandar a transição entre o analógico e o digital.

RAL começou a ser atingido pela esclerose no ano passado. A doença afetou inicialmente a sua fala. Posteriormente, também teve comprometidos a mastigação e os movimentos motores, impossibilitando o artista de trabalhar. RAL passou por três internamentos de urgência recentemente, devido a uma infeção intestinal e duas infeções urinárias.

Agora o desenhista precisa fazer uma cirurgia de raspagem da próstata, mas suas defesas estão baixas, o que o obriga, antes da operação, a se submeter a uma nova hospitalização para fortalecer o organismo. Trabalhador autônomo, ficou sem poder exercer suas atividades num momento de muitas despesas extras relacionadas ao tratamento.

Quem quiser contribuir, pode fazer um depósito na conta de Romildo na Caixa Econômica Federal através do PIX 08159629400. O contato por WhatsApp é o 99974-5193.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL