Diario de Pernambuco
Busca

VACINA

Brasil teria 1,5 mi de doses em 2020 se tivesse aceito oferta da Pfizer

Publicado em: 13/05/2021 13:43

Presidente regional da empresa na América Latina repassou os dados durante CPI da Covid
 (foto: Luís Acosta/Pfizer)
Presidente regional da empresa na América Latina repassou os dados durante CPI da Covid (foto: Luís Acosta/Pfizer)
O Brasil poderia ter em mãos 1 milhão e 500 mil doses de vacinas anticovid da Pfizer ainda em dezembro de 2020, caso tivesse aceito ofertas da empresa naquele ano. O dado foi repassado por Carlos Murillo, presidente regional da empresa na América Latina, durante depoimento nesta quinta-feira (13) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada no Senado Federal.
 
A empresa ofertou até 70 milhões de doses em 2020, com garantia de entrega de 1,5 milhão ainda no ano passado. O governo federal não deu sequência às negociações e não retornou o contato da Pfizer, que começou em maio do ano passado.
 
A vacinação contra o coronavírus no Brasil começou somente em 18 de janeiro de 2021, com a vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Caso o processo fosse acelerado de aprovação do imunizante da Pfizer por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a imunização da população poderia ter acontecido ainda em 2020, com 750 mil pessoas atendidas.
TAGS: oferta | pfizer | doses | milhão | 1,5 | brasil |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL