Diario de Pernambuco
Busca

INICIATIVA

Transforma Brasil convoca voluntários para dar suporte na vacinação contra a Covid-19, no Recife

Publicado em: 19/04/2021 13:50 | Atualizado em: 19/04/2021 14:11

 
Voluntários do projeto "Tamo Junto na VacinaçãO" realizando a triagem
 (Divulgação)
Voluntários do projeto "Tamo Junto na VacinaçãO" realizando a triagem (Divulgação)
O Movimento Transforma Brasil, plataforma nacional de voluntariado e engajamento cívico, acaba de anunciar o lançamento do projeto “Tamo Junto na Vacinação”, para convocação e capacitação de voluntários civis não técnicos, com o objetivo de dar suporte às equipes municipais de saúde no atendimento e triagem da vacinação contra a Covid-19. A campanha mapeou cerca de 150 voluntários no Recife, onde fica a sede do movimento, que estão dando suporte a quatro unidades de saúde da Capital pernambucana. Os interessados podem consultar as localidades e se cadastrar pelo endereço: https://www.transformabrasil.com.br.

“Temos uma plataforma nacional de captação e mapeamento de voluntários, essa é a nossa missão. Utilizaremos essa capilaridade para angariar pessoas para trabalhar nas unidades de saúde regionais, dando descanso para os profissionais de saúde que estão nessa batalha há mais de um ano”, explica o idealizador da plataforma, Fábio Silva. A expectativa é chegar a 600 voluntários até o final de abril.

No Recife, foram recebidas 384.966 imunizantes do tipo Coronavac e 97.395 do tipo AstraZeneca. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o momento 269.912 pessoas foram vacinadas.

De acordo com o Transforma Brasil, os voluntários não precisam ter formação ou capacitação técnica. Todos atuarão em unidades de saúde, em atividades como checagem de documentos, confirmação de agendamentos e ponto de apoio para pessoas que não estavam agendadas. A operação acontece durante os dias de maior fluxo de acordo com cada município. A iniciativa conta com o apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para negociação com os municípios.

A equipe do Transforma Brasil realiza um treinamento remoto, por videoconferência, para orientar os voluntários em suas atividades. A carga horária é de 6 horas diárias de trabalho, com direito a vale refeição em algumas cidades.

Até o momento, cerca de 221 municípios de 27 estados já contam com uma rede mobilizada de voluntários. Para aderir à campanha, as cidades devem manifestar interesse por meio do formulário https://bit.ly/39RKSj4. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: juntosnaluta@transformabrasil.com.br.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL