Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

CRIME

Site da Biblioteca Nacional é hackeado e sai do ar, sem previsão de retorno

Publicado em: 19/04/2021 15:22

Sede da Biblioteca Nacional fica no Rio de Janeiro (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Sede da Biblioteca Nacional fica no Rio de Janeiro (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O site da Biblioteca Nacional, uma das dez maiores do mundo, está fora do ar desde o início da última semana por causa de um ataque de hackers. Por isso, o site e o acervo digital, que no ano passado tiveram um número recorde de acessos, não têm previsão de retorno. Em nota, a assessoria afirmou que a invasão causou um estrago mínimo que pode até ser zerado.

"Muito poucos documentos foram atingidos pelo vírus. É provável que tudo seja recuperado. Reiteramos que o desligamento dos servidores se deu para prevenirmos novas invasões, ao mesmo tempo em que lutamos contra os vírus já existentes e reforçamos a proteção".

"São muitos dados que estão sendo varridos e analisados. E se voltarem ao ar, ficam expostos a novas infestações, o que aconteceu terça-feira de manhã, quando restabelecemos o acesso”, consta no texto. O gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República foi notificado para realizar investigação sobre o ataque aos servidores do governo federal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
ONU pede  investigação independente sobre chacina no Rio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 07/05
Teich vincula renúncia à pressão de Bolsonaro para usar cloroquina
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 06/05
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco