Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

INDICADOR

PIB pernambucano volta a registrar retração após nove meses em alta

Publicado em: 19/04/2021 14:27

Maior queda foi na indústria, que registrou decréscimo de -0,8% no período (CNI/Divulgação)
Maior queda foi na indústria, que registrou decréscimo de -0,8% no período (CNI/Divulgação)
Após nove meses em crescimento, a economia de Pernambuco voltou a registrar retração em fevereiro deste ano. O Produto Interno Bruto (PIB) do estado apresentou uma queda de -1,5% em comparação com o primeiro mês de 2021. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o decréscimo no indicador foi de -0,4%. Porém, levando em consideração o acumulado do ano, o PIB pernambucano apresentou um discreto crescimento, com variação de 0,6%. 

De acordo com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), apenas um dos três setores do estado obteve um desempenho positivo em fevereiro. Com alta de 0,7% em comparação com o mês anterior, a agropecuária atenuou a queda do indicador. Na comparação de fevereiro deste ano com o mesmo mês de 2020, a elevação foi de 8,1%. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor também se destaca, com crescimento de 20,7%.
 
“A agropecuária sente os impactos da produção e da situação do mercado. Não é o setor que possui a maior influência, mas contribui para que o resultado do PIB não seja tão decrescente”, explicou o diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima. 

Apesar do bom desempenho da agropecuária, a indústria e o setor de serviços registraram quedas em fevereiro, com retração de -0,8% e -0,5%, respectivamente. No acumulado dos últimos doze meses, a indústria registrou um crescimento de 0,5% no estado. 

Representando 75% do PIB de Pernambuco, o setor de serviços foi o mais afetado pela pandemia da Covid-19. Nos últimos doze meses, a retração foi de -3,4%. "Apesar de apresentar sinais de recuperação depois da flexibilização [das medidas de restrição de circulação], manteve a retração em janeiro e fevereiro", concluiu Lima. 


TAGS: indicador | pernambuco | pib |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Equipamento desenvolvido pela UFPE elimina o coronavírus de ambientes de forma automatizada
ONU marca reunião para discutir a crise no Oriente Médio
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 14/05
Cuba inicia vacinação contra a Covid-19 com imunizante próprio
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco