Diario de Pernambuco
Busca

VACINA

Países do Oriente Médio com mais vacinados recuperarão seu PIB pré-Covid em 2022

Por: AFP

Publicado em: 11/04/2021 10:29

 (YASSER AL-ZAYYAT / AFP)
YASSER AL-ZAYYAT / AFP

As economias do Oriente Médio e do Norte da África (MENA) que vacinarem mais pessoas contra a Covid-19 voltarão aos seus níveis do Produto Interno Bruto anteriores à pandemia em 2022, disse neste domingo (11) o Fundo Monetário Internacional (FMI)


A instituição também elevou sua previsão de crescimento regional para 2021.


A região do Oriente Médio e Norte da África sofreu uma contração de 3,4% do PIB em 2020, segundo os últimos cálculos, devido à queda dos preços do petróleo e às medidas de confinamento para evitar a propagação do coronavírus. 


Segundo o FMI, o crescimento vai se acelerar até 4% este ano, o que representa um aumento de 0,9 pontos percentuais em relação à sua última previsão do início de fevereiro.


Em seu relatório de perspectivas econômicas regionais publicado neste domingo, o FMI disse que espera que os níveis do PIB dos países com mais vacinas alcancem os níveis de 2019 no próximo ano, enquanto para os outros a recuperação acontecerá mais tarde, entre 2022 e 2023.


Após uma contração de 4,8% em 2020, espera-se que os estados do Golfo, ricos em petróleo, cresçam 2,7% neste ano.  


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL