Diario de Pernambuco
Busca

VOO

Noronha realiza o primeiro voo noturno após instalação do novo sistema de iluminação na pista do aeroporto

Publicado em: 22/04/2021 21:29

 (Foto: Karol Vieira/Noronha
)
Foto: Karol Vieira/Noronha
Fernando de Noronha recebeu nesta quinta-feira (22), o primeiro voo noturno após a implantação do novo sistema de iluminação na pista de pouso e decolagem do aeroporto Governador Carlos Wilson. A aeronave, um salvo-aéreo vindo de Salvador, pousou às 19h10 (horário local) na ilha para fazer a transferência de um morador com Covid-19 para o Recife. O paciente, de 45 anos, estava internado no hospital São Lucas desde a última terça-feira (20). Como não houve melhora do quadro, foi necessário o encaminhamento para uma unidade de terapia intensiva, em um hospital de referência, no Recife.

A obra no aeroporto, tem previsão de término para o mês de julho. Estão sendo realizados os serviços de iluminação na cabeceira da pista de pouso e decolagem e nos morros que contornam o aeroporto. Com quase 80% do trabalho finalizado, a obra orçada em R$ 4.687.000 instalou o Sistema de Luzes de Obstáculos (SLO’s) compostos por 33 luminárias, alimentadas por energia solar e tecnologia em LED e distribuídas nos morros do Pico, do Meio e Espinhaço.

O balizamento noturno vai ser utilizado apenas em casos urgentes de salvamento aéreo. A iluminação nos morros só vai acontecer nessas ocasiões específicas, sendo desligada após a decolagem da aeronave. Não há planos para receber voos comerciais no horário noturno. “A nossa intenção é salvar vidas. Com essa iluminação, podemos utilizar o aeroporto em todos os horários para atender quem precisar ser resgatado urgentemente, como o salvamento que foi feito hoje”, disse Guilherme Rocha, administrador da ilha.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL