Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

ARTE

Governo espanhol bloqueia leilão de quadro por suspeitar que seria de Caravaggio

Por: AFP

Publicado em: 08/04/2021 11:53

 (Foto: FILIPPO MONTEFORTE)
Foto: FILIPPO MONTEFORTE
O governo espanhol bloqueou o iminente leilão de um quadro atribuído ao círculo do pintor José de Ribera, por suspeitar de que seria, na realidade, do mestre italiano Caravaggio - anunciou o Ministério da Cultura nesta quinta-feira (8).

Fontes do Ministério destacaram à AFP que o quadro foi declarado não exportável da Espanha "como medida cautelar", após um relatório do Museu do Prado que aponta "evidências documentais e estilísticas suficientes" para considerar que a obra seria de Michelangelo Merisi da Caravaggio.

O quadro em questão é "A coroação de espinhos", um "ecce homo" que seria leiloado à tarde pela casa madrilena Ansorena. A casa de leilões confirmou à AFP que o quadro foi retirado da venda e que foi efetivamente "declarado não exportável e não pode sair da Espanha".

A Ansorena acrescentou que vários especialistas estão examinando a obra para verificar sua autoria. A obra é um óleo sobre tela de 111x86 cm e datada no catálogo da Ansorena como do século XVII, com um preço inicial fixado em modestos 1.500 euros (US$ 1.800).

Maria Cristina Terzaghi, professora de História da Arte Moderna na Universidade de Roma III, havia expressado dúvidas sobre a autoria da obra e afirmou ao jornal italiano La Repubblica que poderia ser de Caravaggio (1571-1610).

Ela disse que o manto púrpura que veste o Cristo deste quadro "tem a mesma qualidade que o vermelho de 'Salomé'" com a cabeça de São João Batista, outro quadro de temática religiosa exposto no Museu do Prado.

Fontes do Ministério espanhol da Cultura acrescentaram que com o quadro retirado do leilão, agora acontecerá um estudo técnico e científico profundo, com o debate acadêmico para determinar se a "atribuição a Caravaggio é verdadeiramente plausível".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Posse e compra de armas de fogo geram polêmica entre autoridades e população
Liberdade de imprensa piora no Brasil de Bolsonaro
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 20/04
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco