Diario de Pernambuco
Busca

INFANTIL

Festival infantil Pintando o 7 realiza edição virtual

Publicado em: 03/03/2021 12:05 | Atualizado em: 03/03/2021 12:15

O espetáculo Brincanectados, do grupo mineiro Serelepe integra a programação (Foto: Florencia Giocon/Divulgação)
O espetáculo Brincanectados, do grupo mineiro Serelepe integra a programação (Foto: Florencia Giocon/Divulgação)

Com o tema 'Real e virtual, Brincar não tem igual', o festival Pintando o 7 Digital volta à ativa em formato de digital, após o hiato de um ano em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O evento destinado ao público infantil será realizado entre os dias 11 a 22 de março, com webinars, espetáculos e lives com a participação de artistas. A programação será exibida no YouTube da Fervo Projetos Culturais, realizadora do festival.

Criado em 2017, o Pintando o 7 tem o intuito de estimular para crianças, familiares, professores e alunos através de atividades artísticas para todas as idades, proporcionando criatividade e desenvolvimento do pensamento crítico, lúdico e poético entre a criança e a família. Neste ano, o festival incorpora a linguagem literária às artes cênicas na programação e conta com a curadoria do ator e escritor Luciano Pontes, especializado em literatura infantil e juvenil.

Segundo o curador, "é tempo de reinventar as infâncias, e as virtualidades apontaram caminhos surpreendentes de interação e conexão entre as crianças, suas famílias e as a comunicação virtual durante o isolamento social causado pela Covid 19". 

O festival é idealizado pela gestora cultural Iris Macedo. De acordo com ela, o Pintando o 7 Digital propõe pensar, apreciar e propagar experiências estéticas em múltiplas linguagens. "Com o objetivo de ampliar o repertório individual e coletivo, bem como proporcionar ainda o acesso aos bens culturais de qualidade, que despertem formas de ver, ouvir e sentir o mundo virtualmente", afirma.

O evento é uma realização da Fervo Projetos Culturais, financiado através do incentivo da Lei Aldir Blanc Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, no âmbito federal, por intermédio da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Confira a programação:

Dia 11 de março
19h - Abertura oficial do Pintando o 7

Dia 12 de março
16h - Brincanectados (Grupo Serelepe – BH)
O espetáculo "Brincanectados" reúne canções e jogos tradicionais do Brasil e de países latino-americanos. Essas brincadeiras foram recolhidas no dia a dia de seus integrantes, por meio da memória da infância, da formação profissional e do encontro com brincantes deste mundo afora.

Dia 13 de março
16h - Tempo de Flor (Grupo Pé de Vento – Arcoverde/PE)
Espetáculo de Lambe - Lambe composto por várias caixas e uma história, onde se estabelece vínculo direto com o espectador que comunga do mesmo segredo. São caminhos traçados, um encontro e um mergulho diante de algo bem guardado.

Dia 14 de março
16h - O Cordel Animado (Mari e Milla Bigio - PE)
Especialmente para o Pintando o 7, O Cordel Animado, formado pelas irmãs Mari Bigio e Milla Bigio (PE), preparou um repertório onde os brinquedos e a brincadeira são protagonistas. O Cordelivro "O Baú de Surpresas", de Mari Bigio, apresenta no enredo uma farra de brinquedos populares, que atravessam gerações.

Dia 20 de março
16h - O Matuto (Rapha Santa Cruz - PE)
Um misto de palhaço e mágico, “O Matuto” parece uma figura saída de um cordel, que apresenta seu universo de encantamento através das surpresas que vão saindo da sua mala. Trilhas sonoras tipicamente nordestinas animam esse encontro, com sotaque "matuto".

Dia 21 de março
16h - YOUKALI (Lívia & Fred – RJ)
Lívia & Fred, dupla conhecida por sua música de delicada sofisticação, apresenta, pela primeira vez, um espetáculo dedicado ao público infantil: uma fantástica viagem conduzida pela música clássica, relida em arranjos originais para guitarra e voz. Sem barreiras entre o popular e o erudito, Lívia & Fred cantam histórias para um público aberto ao encantamento.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL