Diario de Pernambuco
Busca

Sem eficácia comprovada

Comitiva brasileira vai à Israel em busca de spray anticovid ainda em estudo

Publicado em: 06/03/2021 13:10

 ((Valter Campanato/Agência Brasil))
(Valter Campanato/Agência Brasil)
O presidente Jair Bolsonaro enviou a Israel, neste sábado (6/3), uma comitiva do governo composta por 10 membros, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, para viabilizar um acordo que permita testes, com a população brasileira, do spray EXO-CD24, o medicamento de aplicação nasal, ainda em fase inicial de estudos e testado em 30 pacientes israelenses, com resultados promissores de recuperação. Na agenda dos representantes brasileiros, estão também protocolos de cooperação científica quanto a tecnologia de drogas e vacinas.

Apesar de não ter eficácia comprovada contra a Covid-19, o chefe do Executivo, que reconheceu ignorar a composição do fármaco, alega que um paciente hospitalizado ou mesmo intubado "não tem o que perder" ao aderir ao spray "milagroso". Ele tem dito também que enviará à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o pedido de liberação emergencial. O presidente afirma que divulgará diariamente informações sobre a visita a Israel, que envolve também várias frentes de cooperação entre os dois países relacionadas à tecnologia, especialmente no contexto da saúde.

"O objetivo dessa viagem é mais que um intercâmbio. Estamos buscando aqui protocolos, acordos da área de ciência e tecnologia que será muito proveitoso para a questão do momento que vivemos do vírus bem como um legado para o futuro", apontou Bolsonaro em vídeo postado nas redes sociais. Entre os integrantes da comitiva estão o Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales e o o Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto.

Ainda compõe a delegação o Secretário Especial de Comunicação Social, Fábio Wajngarten, o assessor especial para assuntos internacionais do Planalto, Filipe Martins, os deputados federais Eduardo Bolsonaro e Hélio Negão. O mandatário acompanhou nesta manhã a partida do avião da Base Aérea de Brasília. O Secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales reforçou que trata-se de um acordo de cooperação.

"O objetivo dessa missão é levar nesse acordo de cooperação com Israel toda a área de ciência e tecnologia e da Saúde que nós estamos desenvolvendo no país e em Israel para fazer esse acordo de cooperação em várias áreas do conhecimento, inclusive de medicamentos e também de vacinas que nós estamos desenvolvendo na rede Vírus do Ministério da Ciência e Tecnologia e também do Ministério da Saúde em várias áreas do conhecimento. Esse acordo de cooperação vai ser muito importante para o Brasil porque integra as duas nações em várias áreas do conhecimento para o desenvolvimento de drogas e vacinas", alegou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL