Diario de Pernambuco
Busca

TEATRO

Cia Fiandeiros lança videoaulas para crianças com foco na cultura pernambucana

Publicado em: 03/03/2021 12:31 | Atualizado em: 03/03/2021 12:32

Através de desafios e jogos dramáticos, criançada verá e vivenciará Bumba Meu Boi, La Ursa, Quadrilha Junina e Maracatu (Foto: Gerson Damasceno/Divulgação)
Através de desafios e jogos dramáticos, criançada verá e vivenciará Bumba Meu Boi, La Ursa, Quadrilha Junina e Maracatu (Foto: Gerson Damasceno/Divulgação)

A companhia pernambucana Fiandeiros de Teatro lança, neste sábado (6), a websérie gratuita Teatro na Rede PE, um convite para um mergulho na história do Bumba Meu Boi, La Ursa, Quadrilha Junina e do Maracatu por meio de videoaulas. Com duração média de dez minutos e foco no público a partir de 7 anos, os vídeos serão postados um a um, sempre aos sábados, às 10h, no Youtube da Fiandeiros.

Os encontros serão guiados pela produtora cultural Daniela Travassos, uma das fundadoras da Fiandeiros, que está à frente da criação, roteiro e produção do projeto. Ela apresenta as videoaulas junto aos bonecos de mamulengo. Em quatro capítulos, eles falam sobre o folguedo, dançam e cantam para depois propor desafios ao espectador. Um divertido aprendizado sobre as tradições populares de Pernambuco.

Em cada aula, serão trabalhadas ferramentas como atenção, imaginação, concentração, composição do personagem, construção do improviso da cena, interação, consciência de corpo e do espaço.  Também serão distribuídos para a rede pública de ensino, como apoio às aulas de artes.

"Utilizamos a linguagem do teatro, através de seus jogos dramáticos de interação e construção de personagens, para provocar o pertencimento e a formação cultural de crianças. A ideia é resgatar brinquedos populares para que não se percam em um tempo em que a tecnologia globaliza as interações. Propomos, então, usar essa tecnologia a favor da tradição, buscando trabalhar a pluralidade das culturas e respeitando as histórias e particularidades que compõem as infâncias presentes em nosso Estado", diz Daniela Travassos.

O projeto tem direção de Gerson Damasceno, dramaturgia e direção de elenco de André Filho, e direção de arte de Manuel Carlos. A trilha sonora original foi composta por Samuel Lira. Garantindo a acessibilidade da comunicação com a população surda ou com baixa audição, os episódios serão legendados. Teatro na Rede PE foi contemplado pelo Edital de Formação e Pesquisa - Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

SERVIÇO
Teatro na Rede PE, da Companhia Fiandeiros de Teatro

Quando: estreia neste sábado, dia 6 de março, às 10h
Onde: no canal do Youtube da Companhia Fiandeiros de Teatro

Programação:
6/03: 
Bumba Meu Boi
13/03: La Ursa
20/03: Quadrilha Junina
27/03: Maracatu

Confira o teaser:
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL