Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Artistas pernambucanos apresentam Mostra Reverbo ao vivo do Cinema São Luiz

Publicado em: 02/03/2021 12:28 | Atualizado em: 02/03/2021 12:31

Em atividade desde 2017, a mostra busca apresentar artistas que atuam na música autoral de Pernambuco (Foto: Carol Melo/Divulgação)
Em atividade desde 2017, a mostra busca apresentar artistas que atuam na música autoral de Pernambuco (Foto: Carol Melo/Divulgação)

A Mostra Reverbo, movimentação que reúne artistas de música autoral em Pernambuco, está de volta neste sábado (6) para única apresentação virtual, que tem como cenário um dos principais monumentos da cultura pernambucana - o Cinema São Luiz, no Bairro da Vista, centro do Recife. A transmissão é gratuita e acontece às 16h no canal da Reverbo no YouTube.

A apresentação conta com performances de 26 cantautores que atuam na música autoral de Pernambuco. Os artistas - que só serão revelados na hora da transmissão - cantam e interpretam suas canções no São Luiz. Uma ocupação regada a música, que homenageia um dos mais emblemáticos equipamentos culturais do estado. Mais da metade dos artistas participantes são do interior de Pernambuco, uma representação à pluralidade musical de todas as regiões do Estado, abraçando sonoridades da capital ao Sertão.

A Mostra tem direção musical de Juliano Holanda e direção audiovisual de Mery Lemos, idealizadores da iniciativa, que encampam a proposta de levar música autoral a espaços e imóveis importantes para a cultura pernambucana. “Será uma experiência de levar a música para um espaço de cinema, mas que, ao mesmo tempo, é também um templo sagrado para a cultura como um todo", explica Mery.

O Cinema São Luiz foi fundado em 1952 e, após reformas, se mantém desde 2008 como símbolo de resistência artística durante décadas. Esta será a primeira apresentação online da Reverbo, com incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Em atividade desde 2017, a Mostra Reverbo já transitou por grandes palcos do estado, como os teatros Hermilo Borba Filho e Santa Isabel, e o festival Macuca das Artes. Sua última atividade presencial ocorreu em dezembro de 2019, com a Ocupação Reverbo na Torre Malakoff.

DIÁLOGOS MUSICAIS
Compartilhando experiências e impressões acerca da composição musical contemporânea, a Mostra Reverbo abre a programação da ocupação no Cinema São Luiz com a roda de diálogo "De onde vem e pra onde vai a canção?". Na sexta (5), véspera da apresentação, às 19h, os compositores Lula Queiroga e Anastácia conversam com Juliano Holanda sobre caminhos e desafios que perpassam o fazer musical e a trajetória da canção brasileira e pernambucana. O encontro ocorre também via YouTube e é aberto ao público.

SERVIÇO
Ocupação Reverbo no Cinema São Luiz

Quando: 5 e 6 de março
Onde: YouTube da Reverbo
Quanto: gratuito

Programação:
- Sexta-feira (5), às 19h
Roda de Conversa "De onde vem e pra onde vai a canção?"
Convidados: Lula Queiroga e Anastácia Mediação: Juliano Holanda

- Sábado (6), às 16h
Apresentação com 26 cantautores
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL