Diario de Pernambuco
Busca

MOBILIZAÇÕES

Estudantes se reúnem às 16h no Senado Federal contra a PEC Emergencial

Publicado em: 25/02/2021 16:14

 (O ato ocorre junto com mobilizações marcadas para esta quinta-feira em 16 cidades brasileiras contra os cortes na educação. Foto: Reprodução/Twitter)
O ato ocorre junto com mobilizações marcadas para esta quinta-feira em 16 cidades brasileiras contra os cortes na educação. Foto: Reprodução/Twitter
Manifestantes se reúnem nesta quinta-feira às 16h em frente ao Senado Federal. A mobilização faz parte dos atos convocados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação Nacional de Pós graduandos (ANPG) para hoje em 16 cidades de todas as regiões.

Os atos são contrários à PEC Emergencial, que teve votação adiada para terça-feira (2) pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que pretende retirar o piso mínimo para educação e saúde a fim de viabilizar o retorno do auxílio emergencial.

Hoje os senadores devem ler a proposta de emenda constitucional e iniciar os debates. Polêmica, boa parte dos parlamentares criticou o ponto da PEC que acaba com os mínimos constitucionais para os gastos com saúde e educação.

As manifestações foram convocadas após cortes previstos no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), entre eles o de 17,5% das verbas discricionárias, destinadas ao funcionamento das universidades. Também defendem um plano de vacinação mais ágil e o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

As primeiras manifestações aconteceram hoje em Recife (PE) às 7h no Metrô Recife. Ainda há mobilizações marcadas para 16h no Macapá (AP), às 16h30 Goiânia (GO) e às 17h em Curitiba (PR) e Brasília (DF). Os horários podem ser conferidos nas redes sociais da UNE. Na quarta-feira (24), ocorreu o tuitaço com a hashtag #SalvePnaes.

De acordo com a assessoria da UNE e da Ubes: “ainda que sem tantas pessoas, como em outras manifestações, a ideia é levar à sociedade as questões do orçamento da educação”.

As mobilizações são inspiradas nos atos de 2019 contra os cortes nas universidades federais anunciados pelo então ministro Abraham Weintraub.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL