Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Festival

Em formato enxuto, Festival de Berlim começa em março, com pouco Brasil

Publicado em: 25/02/2021 16:01

 ('A última floresta': representante brasileiro no Festival de Berlim estará na seção Panorama. Foto: Gullane Filmes/ Divulgação)
'A última floresta': representante brasileiro no Festival de Berlim estará na seção Panorama. Foto: Gullane Filmes/ Divulgação
Reformulado, 71º Festival de Berlim alinhou duas datas para transcorrer: de 1º a 5 de março, será online, reservado para o mercado, mas com apontamento dos vencedores; numa segunda etapa, entre os dias 9 e 20 de junho, o público terá acesso aos festejos do cinema, com a exibição dos longas-metragens concorrentes.

A participação brasileira se restringe a dois títulos, ambos fora da competição central. Com A última floresta, o diretor Luiz Bolognesi marca presença no segmento Panorama que, há três anos abrigou outro filme dele: Ex-pajé. Na fita, pesa a denúncia da falta de respaldo que circunda os indígenas brasileiros. Tradição e conflitos caminham lado a lado numa narrativa em torno dos yanomamis.

O outro brasileiro selecionado é Gustavo Pizzi, autor de filmes como Benzinho. Pela primeira vez, Pizzi levou o Brasil para a seleção da Berlinale Series, ambiente em que já esteve, por exemplo, a série Better call Saul. Religião e esferas do poder público habitam a série nacional Os últimos dias de Gilda estrelada por Karine Telles e Julia Stocker.

Para trabalhar como jurados, foram acionadas seis personalidades da sétima arte entre as quais Nadav Lapid, Gianfranco Rosi e o iraninano Mohammad Rasoulof. Vencedor do prêmio de melhor roteiro, há três anos, Alonso Ruizpalacios defenderá o México, com o longa Una película de policías. Outros nomes importantes são o do alemão Daniel Brühl, também ator, à frente de Next door; Céline Sciamma, escolhida para representar a França, ao lado de Xavier Beauvois, e o sul-coreano Hong Sang-soo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Metade da população adulta nos EUA já tomou ao menos uma dose de vacina contra Covid
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 19/04
A Justiça está realmente cuidando das crianças no centro de disputas familiares?
Resumo da semana: STF mantém anulações de sentenças contra Lula, mais jovens em UTIs e CPI da Covid
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco