Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

Com linguagem simples, aplicativo desenvolvido pela Alepe facilita acesso às legislações

Publicado em: 23/02/2021 20:18

 (Foto: Evane Manço/Alepe)
Foto: Evane Manço/Alepe
Buscando facilitar o acesso das pessoas às leis do estado, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lançará oficialmente, na próxima quinta-feira, o aplicativo "Está na Lei", que, em uma linguagem fácil e acessível, oferecerá informações sobre os direitos e deveres fundamentais da população. O lançamento será durante a sessão ordinária pelo sistema de deliberação remota e canais de comunicação da Casa.

Coordenadora da equipe que elaborou o "Está na Lei", a procuradora da Alepe Julienne Viana explica que o conteúdo que compõe a ferramenta foi pensado para facilitar o interesse do cidadão pelas leis. "Dentro do aplicativo tem o que chamamos "temas em destaque", que envolvem o dia a dia do cidadão. Então separamos esses temas e selecionamos algumas leis que trazem uma linguagem mais informal, amigável", contou a procuradora, que tambem informou que o banco de dados do aplicativo será alimentado permanentemente para que a sociedade possa estar por dentro das leis aprovadas na Alepe e acessá-las em seus celulares.

"A gente quer facilitar esse conhecimento. Temos um princípio no Direito que diz que ninguém pode alegar o desconhecimento da Lei, então o cidadão precisa saber as normas a que ele é submetido. Então, quando trazemos esse texto mais amigável, despertamos a curiosidade e aproximação e, assim, os cidadãos e cidadãs conhecem não apenas os seus direitos, mas também suas obrigações", destacou Julienne.

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Eriberto Medeiros afirmou que a iniciatva além de ter a preocupação de que as pessoas compreendam a legislação pernambucana, também permite que elas compreendam o papel que o Poder Legislativo desempenha para o funcionamento da sociedade. “Nosso dever é garantir que as conquistas sejam verdadeiramente respeitadas. Acredito que essa solução tecnológica cumpre esse propósito, o de facilitar o acesso às leis e modernizar cada vez mais a nossa comunicação. É a verdadeira promoção da cidadania”, enfatizou o deputado.

Temas referentes à criança e adolescentes, direitos humanos, cidadania, educação, meio ambiente, saúde, defesa dos direitos da mulher e segurança pública fazem parte do aplicativo, bem como Direito do consumidor, pessoas com deficiência, Estatuto do Idoso e leis relacionadas às ações de combate e prevenção à Covid-19.

O aplicativo “Está na Lei” poderá ser baixado pelo celular nas lojas da Google Play (sistema Android) ou App Store (IOS), ou por meio do portal da Alepe (www.alepe.pe.gov.br).



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Doença da urina preta: síndrome rara pode levar à UTI
Resumo da semana: toque de recolher em PE, suspeitas de síndrome rara  e vacina aprovada
Atividades não essenciais proibidas em Pernambuco todo das 22h às 5h
Unicap inova em plena pandemia e transforma centros acadêmicos em escolas
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco