Diario de Pernambuco
Busca

AJUDA MINEIRA

Zema oferece leitos pediátricos de MG para receber crianças do Amazonas

Publicado em: 15/01/2021 16:41

 (Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG)
Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta sexta-feira (15) que o governo mineiro disponibilizou leitos de UTI pediátricos para crianças do Amazonas. O estado do Norte do pais está em alerta – Manaus vive um colapso do sistema de saúde pelo aumento de internações por COVID-19 e falta de oxigênio em unidades hospitalares. 

“Disponibilizaremos leitos de UTI pediátrico para atender às crianças do Amazonas. Equipes de saúde estão operacionalizando o transporte das crianças para Minas. Nós, mineiros, que já fomos muito ajudados em momentos de dor, estamos solidários”, escreveu.

No íncio da tarde de hoje, o governo do Amazonas pediu ajuda  aos outros estados para transferir pelo menos 60 bebês prematuros. Eles estão internados na cidade de Manaus.

Além dos recém-nascidos, 235 pacientes vão ser transferidos da capital amazonense para outros estados. 
 
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também colocou a rede hospitalar do estado à disposição para receber os bebês do Amazonas.

O caos retorna as ruas de Manaus 
O Amazonas, que já tinha vivido dias de caos no início da pandemia, voltou a entrar em uma situação caótica com a disparada de casos de COVID-19, falta de abastecimento, de médicos e leitos. 

Entre 1º e 11 de janeiro, foram registradas 1.979 novas internações pelo novo coronavírus, contra 2.128 em abril de 2020 – pior mês desde a chegada da pandemia.
 
Até quinta-feira (14/01), 427 pacientes das redes pública e privada de saúde aguardavam um leito para internação, a maioria em Manaus, que concentra a maior parte das hospitalizações.

O último boletim epidemiológico, divulgado pelo governo estadual, aponta que a ocupação na UTI para COVID-19 é de 93,9% na rede pública da capital amazonense e de 86,73% na rede privada, média geral de 90,4%. 
 
Os enterros de vítimas da COVID-19 também batem recordes: nos primeiros 10 dias de 2021 foram registrados 379, mais do que os 348 de maio. 

Lockdown 
Na tarde de quinta-feira, o governador Wilson Lima (PSC) anunciou um decreto que proíbe a circulação de pessoas em Manaus entre 19h e 6h. Todas as atividades, exceto serviços essenciais, também estão proibidas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL