Diario de Pernambuco
Busca

IGET

Varejo em Pernambuco tem recuperação em dezembro, com crescimento de 3,21%

Publicado em: 25/01/2021 18:21 | Atualizado em: 25/01/2021 18:25

 (Foto: Tarciso Augusto/Esp.DP)
Foto: Tarciso Augusto/Esp.DP
Após um recuo de 5,51% em novembro de 2020, Pernambuco apresentou uma recuperação e cresceu 3,21% no consumo de varejo no mês de dezembro do ano passado, segundo dados do Índice Getnet de Vendas do Comércio Varejista Brasileiro (IGet). Os números de Pernambuco ficaram acima da média do Nordeste: 1,98%. Porém, abaixo do percentual do Brasil, que encerrou dezembro, segundo o IGet, com alta de 6,6% no mesmo período, descontados fatores sazonais. O IGet é medido pelas transações das máquinas da Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander, em 150 mil estabelecimentos comerciais do país.

O estado que registrou, em dezembro, maior crescimento nas vendas no varejo foi o Pará, com 27,46%, seguido por Roraima (9,36%), Paraíba (7,70%) e Ceará (5,45%). Já os estados que tiveram maior queda foram Mato Grosso do Sul (11,08%), Rondônia (7,06%) e Rio Grande do Norte (6,99%). No Nordeste, Alagoas, com queda de 0,69%, também engrossa esse grupo.

Seguindo a previsão do Departamento Econômico do Santander, o IGet de dezembro confirma um cenário de acomodação do consumo das famílias brasileiras no quarto trimestre de 2020. No último mês do ano, após dois meses de desaceleração nas vendas, o Varejo Restrito e o Ampliado apresentaram alta de 6,6% e 5,3%, respectivamente, sobre novembro, descontados valores sazonais. No comparativo anual, o indicador aponta crescimento de 2,6% para o Restrito e 0,6% para o Ampliado.

“Avaliando o comportamento do varejo ao longo do ano, vemos que após expressivos ganhos de maio a agosto, o varejo desacelerou com os efeitos da redução do auxílio emergencial de setembro a novembro, caminhando na direção de um padrão de consumo pré-pandemia a partir de dezembro”, afirma o diretor financeiro da Getnet, Gustavo Bahia.

O economista do Santander Lucas Maynard explica que “o quadro macroeconômico brasileiro no quarto trimestre de 2020 foi se desenhando conforme nossas previsões, ou seja, produção industrial com ganhos sequenciais, serviços em recuperação gradual na sequência da reabertura econômica e acomodação no varejo”.

O setor que apresentou maior crescimento foi Vestuário (8%), seguido de Móveis e Eletrodomésticos (2,3%) e Supermercados (0,9%). Na contramão, estão Livros (-6,1%) e Materiais para Escritório (-5,6%). No conceito Ampliado, a categoria Materiais e Construção registrou queda de 4,2%, enquanto que Partes e Peças Automotivas teve alta de 3,9%, após novembro ter sido negativo (-2,3%).

Metodologia

O indicador utiliza informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem o intuito de ampliar o conjunto informacional para análise da trajetória da atividade econômica no Brasil. O método é o same store sales (vendas de uma mesma loja) a cada dois meses. A amostra é composta por 150 mil estabelecimentos de diferentes tamanhos, segmentos e regiões.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL