Diario de Pernambuco
Busca

VESTIBULAR

Segundo domingo do Enem permanece com protocolos para evitar contágio da Covid-19

Publicado em: 22/01/2021 17:38

 (Foto: Arquivo/Agencia Brasil)
Foto: Arquivo/Agencia Brasil

No domingo (24), ocorre o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e nesta segunda etapa da prova, os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Para o segundo dia de exame, o tempo para resolver as questões é menor, sendo permitido até cinco horas de exame. Contudo, as regras são as mesmas. É necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, um documento de identificação oficial com foto, lembrando que só é permitido o original, não sendo aceitos documento digital ou cópia, mesmo que autenticada. Documentos fora da validade também são aceitos para identificação, como por exemplo, uma CNH vencida. Além disso, como estamos passando pela pandemia da Covid-19,  medidas de segurança para evitar o contágio do vírus também são obrigatórias, como o uso correto da máscara.

Maria Beatriz Locio, 17 anos, conta que se inscreveu no Enem 2020 e ficou apreensiva com todas regras e protocolos a serem seguidos pelos participantes. A estudante do Colégio Núcleo  Gilton Lyra, localizado na Zona Norte do Recife, revela que a máscara não a incomodou, tendo em vista que ela a utiliza para assistir às aulas presenciais, e que neste segundo dia de prova ela está mais tranquila. "Confiei muito nos protocolos que me foram passados e fui me acalmando ao longo do tempo de prova. Agora que já entendi mais ou menos como tudo está funcionando, devido ao domingo passado, esse de agora está me trazendo uma confiança maior” contou.

Os participantes que apresentarem sintomas associados à covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas  não devem comparecer ao exame. Esses participantes precisam de um laudo médico para comprovar a doença para acionar o Inep e solicitar a reaplicação, que será nos dias 23 e 24 de fevereiro. Os estudantes que forem impedidos de entrar nos locais de aplicação porque as salas estavam cheias, como ocorrido no primeiro dia de prova em  Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS), também terão direito a fazer a prova na data da reaplicação.

PRIMEIRO DIA DE PROVA 
No último domingo (17),  o Enem 2020 registrou uma abstenção de 51,5% dos candidatos inscritos, enquanto em 2019 a abstenção foi de 23%, de acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, cerca de 2.842.332 faltaram às provas do dia 17. Além dos inscritos faltosos, foram eliminados do exame 2.967 candidatos por não respeitarem as regras, como a de não cumprir as medidas de segurança para evitar a propagação da Covid-19, que é usar máscara cobrindo a boca e o nariz durante toda a aplicação. 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL