Diario de Pernambuco
Busca

MÚSICA

Projeto une música e turismo ao filmar cantores em espaços públicos icônicos de PE

Publicado em: 25/01/2021 14:34

Larissa Lisboa se apresentando no terraço do Teatro Santa Isabel, no Centro do Recife (Foto: SOMdagem/Divulgação)
Larissa Lisboa se apresentando no terraço do Teatro Santa Isabel, no Centro do Recife (Foto: SOMdagem/Divulgação)


A prática da ocupação de espaços públicos por artistas é comum em diversas culturas, a exemplo de Nova York, alguns países da Europa, no México e na vizinha Argentina. O fechamento da Avenida Paulista, em São Paulo, estimulou esse tipo de movimento na maior metrópole do Brasil. No restante do país, no entanto, ainda falta um certo estímulo para essa prática. Foi a partir dessa percepção que o projeto Degusta SOMdagem, que une música e turismo, decidiu filmar apresentações e bate-papos com artistas pernambucanos em cenários públicos marcantes do estado. A estreia foi realizada no último domingo (24), com Bruno Souto, que se apresentou em Serra Negra, no município de Bezerros, no Agreste. Os vídeos estão sendo publicados no canal do projeto no YouTube (youtube.com/SomDagem).

Em seguida, serão publicados vídeos de cantores de ritmos variados, a exemplo do pop romântico de Larissa Lisboa, o brega funk de Rayssa Dias, a MPB de Julio Morais e Lua Costa, a soul music de Erica Natuza, a batida afro de Lucas dos Prazeres, o cantar regional de Isadora Melo e Martins, o folk de Weré. Cada um apresenta duas canções autorais e uma releitura. O Degusta SOMdagem foi idealizado pelo produtor cultural Maurício Guenes e pelo produtor audiovisual Lucas Reis, e é ligado ao SOMdagem, um projeto de criação de conteúdo (podcast, revista virtual, redes sociais) idealizado por Maurício e que tem como editores os jornalistas Bruno Brito e Bárbara Cardoso.

A ideia do Degusta é reforçar a cena da música independente local e também jogar luz nesses espaços públicos, que devem ser mais ocupados pela arte. "Pegamos como referência o Música de Bolso, projeto de um pessoal de São Paulo, que fez algo do tipo nos anos 2000. Chegou a pandemia, que parou todo mundo, mas fomos formatando a ideia para não perder a oportunidade", diz Maurício. "De início, nos deparamos com várias dificuldades de infraestrutura, porém levamos adiante para cutucar essa história, mostrar que existe a possibilidade de fazer. O espaço público é arte e cultura, e muita gente não os conhece." (Continua após a foto)

Rayssa Dias no Cinema São Luiz, na Boa Vista (Foto: SOMdagem/Divulgação)
Rayssa Dias no Cinema São Luiz, na Boa Vista (Foto: SOMdagem/Divulgação)


Cada artista pôde optar entre três espaços públicos. Durante o vídeo, os artistas falam um pouco sobre o local onde estão, sobre a cidade e também sobre o próprio trabalho. Lucas dos Prazeres, por exemplo, foi como um professor sobre a história do Morro da Conceição, localizado na periferia da Zona Norte do Recife. Isadora Melo falou sobre a sua relação de infância com o Teatro do Parque, na Boa Vista, que passou 10 anos fechado para reforma e abriu recentemente. Larissa Lisboa, por sua vez, sempre teve o sonho de se apresentar no Teatro de Santa Isabel, em Santo Antônio, e por isso escolheu o seu terraço. Para ela, a gravação rendeu outros frutos: Romildo Moreira, diretor do teatro histórico, a pediu para avisar quando lançasse um novo disco.

Maurício Guenes afirma que tem a expectativa de que o Degusta SOMdagem continue e seja expandido. "Vamos correr através do público e do privado. Fizemos uma lista de artistas, mas começamos com esses 10 primeiros por uma questão de proximidade. Listamos mais de 300 artistas só na Região Metropolitana do Recife, além do Agreste, Sertão e Zona da Mata. Tudo vai depender dos patrocínios que aparecerem”, conta. O SOMdagem também foi contemplado por um dos editais do Lab PE, da Secult-PE, fruto da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

Assista ao primeiro episódio do Degusta SOMdagem:

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL