Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Últimas

IMUNIZAÇÃO

Profissionais do Samu Recife começam a receber vacina contra Covid-19

Publicado em: 25/01/2021 18:51

 (Foto: Iggor Moura/ PCR)
Foto: Iggor Moura/ PCR
Cerca de 600 profissionais de saúde que atuam na linha de frente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife começaram a receber, nesta segunda-feira (25), a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores do serviço serão imunizados de acordo com o dia da escala de plantão, até a próxima quarta (27). Até a manhã desta segunda (25),, quase nove mil pessoas já tinham sido imunizadas pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife.

Desde o início da pandemia, o Samu Metropolitano do Recife tornou-se a porta de entrada para pacientes com sintomas respiratórios, bem como o responsável pelo transporte entre as unidades que fazem o primeiro atendimento, como as emergências das policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e os hospitais de campanha. “A nossa equipe vem trabalhando há 11 meses no enfrentamento à pandemia. Por isso, durante esses três dias de vacinação, nós temos como objetivo imunizar todos os profissionais do Samu que ficaram e ainda estão expostos ao novo coronavírus, que trabalham no dia a dia atendendo pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave”, afirma o coordenador do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.

Emocionado com a chegada da vacina, Moisés Pereira, 50, condutor do Samu há 11 anos, preparou uma roupa especial para a ocasião, estampada com a frase “eu tomei a vacina”. “Resolvi fazer essa blusa porque estou muito emocionado e queria deixar esse dia registrado para sempre. É um momento memorável e eu estou muito feliz. Ano passado foi muito difícil, inclusive cheguei a ter covid. Mas agora sinto muito alívio e esperança de que as coisas vão melhorar daqui para frente”, conta.

Nesta primeira fase do Plano Recife Vacina, podem se vacinar trabalhadores de saúde da linha de frente; idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e os funcionários desses locais; e pessoas com mais de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas. A capital pernambucana recebeu, do Ministério da Saúde, 66,2 mil doses, o que garante o esquema vacinal completo para 33,1 mil pessoas. A quantidade de equipes da Prefeitura do Recife em campo passou de 13 para 26, esta semana.

Atendimentos

A partir do socorro à primeira paciente com suspeita de Covid-19, no fim de fevereiro de 2020, até agora, o Samu registrou mais de 13 mil chamados por causas respiratórias. Até agora, mais de 6,8 mil atendimentos a pessoas com suspeita de Covid-19 foram realizados no Recife.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à obesidade ganha ainda mais importância no contexto da pandemia
Resumo da semana: explosão de casos de Covid-19 e desdém do presidente
Manhã na Clube com Rhaldney Santos - 05/03
Na pior fase da pandemia, cidades fazem panelaço contra Bolsonaro
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco