Diario de Pernambuco
Busca

CONSUMIDOR

Procon-PE notifica concessionárias da Ford no estado

Publicado em: 22/01/2021 10:42 | Atualizado em: 22/01/2021 10:42

 (Foto: Ford/Divulgação)
Foto: Ford/Divulgação
O Procon Pernambuco notificou, nessa quarta-feira (20), nove concessionárias da Ford no Recife e no interior do estado. O órgão estadual vai investigar os procedimentos adotados pelas empresas diante do encerramento das atividades da Ford no Brasil. Após um século de atividades no Brasil, a montadora norte-americana  anunciou que vai fechar as suas fábricas e encerrar sua produção de carros no país. 

"O objetivo é resguardar os direitos dos proprietários de veículos da marca, ratificando a necessidade de obediência, por parte das concessionárias, dos deveres de cooperação, proteção, informação e, sobretudo, ao dever de boa-fé, exigíveis a todos os fornecedores, visto serem direitos básicos dos usuários, conforme artigos sexto e  oitavo do Código de Defesa do Consumidor (CDC)", informou o Procon-PE.

De acordo com o órgão, é necessária a prestação de informações sobre o atendimento aos proprietários cujos veículos estão dentro do prazo de garantia; como serão disponibilizadas as peças de reposição para os veículos que estão fora da garantia; o possível impacto deste encerramento nos prazo de entrega dos veículos novos; e a política para desistência da venda, caso seja a opção do consumidor após o fim da produção dos veículos no país.

Além disso, é preciso esclarecer quais canais de atendimento serão oferecidos aos consumidores para a solução destes e dos eventuais problemas que decorram das vendas mais recentes. "A empresa que deixar de promover as adequações necessárias aos consumidores após a venda dos carros estará configurando uma prática abusiva na prestação de serviços, com violação direta do artigo 14 do CDC, entre outros", afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. O não atendimento das concessionárias aos consumidores acarretará em penalidades administrativas.

Encerramento

A fabricante já havia fechado as portas em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, agora vai fechar as demais fábricas em Camaçari (BA), onde produz os modelos EcoSport e Ka; Taubaté (SP), que produz motores; e Horizonte (CE), onde são montados os jipes da marca Troller. Mesmo após o fechamento das fábricas, a Ford afirmou que vai manter sua sede na América do Sul, localizada em São Paulo; o centro de desenvolvimento de produto, na Bahia; e o campo de provas de Tatuí (SP). 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL