Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

Oficina online e gratuita sobre crítica de cinema abre inscrições

Publicado em: 27/01/2021 18:27

 (Foto: Pixabay/Reprodução)
Foto: Pixabay/Reprodução

A oficina F(r)icções - Laboratório de Ensaios de Cinema abre inscrições a partir desta quarta-feira (20). Ministradas pelo pesquisador e roteirista Márcio Andrade, as aulas terão como objetivo promover encontros sobre leitura, interpretação e produção de conteúdo sobre cinema, trazendo o foco para filmes brasileiros e, principalmente, pernambucanos. Interessados devem inscrever-se pelo site combomultimidia.com ou pelo formulário de inscrição disponível neste link até o dia 31 de janeiro.

O projeto disponibilizará um total de 60 vagas, sendo 20 vagas para cada módulo, reservando um percentual para mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, alunos e professores da rede pública de ensino. Com recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, a oficina será dividida em três módulos independentes que acontecem entre fevereiro e março, cada um com 12h de duração, trazendo linguagens variadas. 

"A oficina nasce do desejo de criar um ambiente em que os participantes desenvolvam um olhar subjetivo sobre o mundo a partir de filmes mais próximos da nossa cultura", comenta Márcio. De acordo com o pesquisador, os cursos voltados para formação do crítico de cinema não acontecem com frequência em comparação com outras áreas da cadeia produtiva do audiovisual. A proposta do F(r)icções consiste em suprir uma parte dessa lacuna, formando o público a partir de um olhar sensível também para produções regionais e nacionais. 

Cada módulo trará uma abordagem diferente, apresentando princípios da linguagem cinematográfica por meio da produção de ensaios em textos, podcasts e vídeos. O primeiro módulo se chama “Olhar” e acontece entre os dias 8 e 12 de fevereiro, abordando os principais formatos de escrita sobre cinema: resenha, crítica, ensaio, entre outros. Nesse módulo, os participantes trabalharão com a produção de ensaios a partir da exibição de um curta-metragem, recebendo orientações e avaliações do docente.

Em sequência, o módulo "Fabular" ocorre entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Na ocasião, os alunos trabalharão na produção de podcasts sobre curtas-metragens, explorando técnicas de escrita de roteiro, gravação e edição. O terceiro e último módulo, “Imaginar(-se)”, acontece entre os dias 8 e 12 de março, utilizando a linguagem audiovisual. Neste módulo, os participantes irão criar um vídeo-ensaio com análise de cenas de um longa-metragem. Todas as turmas terão aulas no horário das 19h às 21h. 

Ao final das oficinas, todos os materiais produzidos serão publicados na revista digital F(r)icções (friccoes.com). Esta encontra-se em estágio de produção e também vem sendo desenvolvida com recursos dos editais emergenciais da Lei Aldir Blanc em Pernambuco.

SERVIÇO
F(r)icções - Laboratório de Ensaios de Cinema
Inscrições de 20 a 31 de janeiro, das 19h às 21h
Links para Inscrições: www.combomultimidia.com ou https://forms.gle/SYLprMhkkHNw1CJL7

Datas: 
Módulo I - Olhar [Texto] - 08 a 13.02 
Módulo II - Fabular [Podcast] - 22 a 27.02 
Módulo III - Imaginar(-se) [Vídeo] - 08 a 13.03
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL