Diario de Pernambuco
Busca

CINEMA

Laboratório de curtas abre inscrições para jovens diretores do Norte e Nordeste

Publicado em: 21/01/2021 14:04

As aulas serão conduzidas por Enock Carvalho e Matheus Farias, diretores de Inabitável, único curta pernambucano no Festival de Sundance (Foto: Divulgação)
As aulas serão conduzidas por Enock Carvalho e Matheus Farias, diretores de Inabitável, único curta pernambucano no Festival de Sundance (Foto: Divulgação)

Jovens diretores do Norte e Nordeste em início de carreira podem se inscrever para Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-Metragens (O CurtaLab) que abre inscrições nesta sexta-feira (22). O curso é destinado às pessoas que buscam desenvolver e aperfeiçoar seus projetos através de workshop e consultorias individuais. Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente até o dia 1° de fevereiro no site do projeto. As aulas serão conduzidas por Enock Carvalho e Matheus Farias, diretores de Inabitável e produtores responsáveis pela Gatopardo Filmes. 

As atividades serão realizadas de 8 a 12 de fevereiro de forma online e telepresencial através da plataforma Zoom. O laboratório irá abordar todas as etapas da realização de um curta, desde a gestação do roteiro, passando pelas possibilidades de financiamento, pela produção da obra e direção, até a distribuição para festivais, plataformas de streaming e TV.  O resultado da seleção será divulgado no dia 3 de fevereiro no site do CurtaLab e por e-mail aos inscritos.

O workshop conta com 30 vagas e as consultorias tem 10 vagas. Para participar do workshop, o/a diretor/a deve ter dirigido no máximo dois curtas-metragens lançados publicamente. Para as consultorias, o/a candidato/a precisa ter projeto de curta-metragem em desenvolvimento ou em finalização, contanto que seja o primeiro ou segundo curta-metragem.

Durante o CurtaLab também serão realizadas conversas com convidados, abertas ao público em geral, com transmissão online. "Para além do roteiro e da direção, os curta-metragistas quase sempre esbarram em questões de produção e distribuição dos seus filmes. Esse conhecimento não está contido em nenhum livro, mas sim na experiência, por isso criamos o CurtaLab", afirma Matheus Farias.

"Sabemos que cada filme tem suas diversas particularidades, por isso teremos as Consultorias individuais, para lançar um olhar sobre cada projeto em desenvolvimento e contribuir com ideias, aperfeiçoamentos e soluções", complementa Enock Carvalho. O CurtaLab é realizado pela Gatopardo Filmes com incentivo da Lei Aldir Blanc, via edital do Governo de Pernambuco, Fundarpe, Secult-PE.

SERVIÇO
CurtaLab - Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-Metragens

Inscrições: de 22 de janeiro a 1° de fevereiro
Workshop de 8 a 12 de fevereiro
Onde: www.curtalab.com.br
Quanto: gratuito
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL