Diario de Pernambuco
Busca

IMUNIZANTE

Índia iniciará amanhã exportação de vacinas contra Covid-19 para o Brasil

Publicado em: 21/01/2021 14:35

 (Foto: JUSTIN TALLIS / AFP)
Foto: JUSTIN TALLIS / AFP
Segundo informações da agência de notícias Reuters, o governo da Índia confirmou que as 2 milhões de doses da vacina de Oxford, desenvolvidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca, serão enviadas ao Brasil nesta sexta-feira (22). O anúncio foi feito pelo secretário de Relações Exteriores do país asiático, Harsh Vardhan Shringla, após intensa negociação diplomática com o governo brasieiro. 

As doses do imunizante, a priori, seriam enviados ao Brasil na semana passada. O governo indiano, porém, suspendeu a exportação da vacina contra a Covid-19 até começar seu próprio programa de imunização no fim de semana passado. Após o início do programa, a Índia priorizou países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal, para o envio dos insumos.

O imunizante está sendo fabricado no Instituto Serum da Índia, o maior produtor mundial de vacinas, que recebeu pedidos de países de todo o mundo. Nesta quinta-feira (21), um incêndio de grandes proporções atingiu as dependências do instituto, mas a produção de vacinas contra a Covid-19 não foi afetada.

"Seguindo essa visão, respondemos positivamente aos pedidos de fornecimento de vacinas manufaturadas indianas de países de todo o mundo, começando pelos nossos vizinhos", disse o secretário de Relações Exteriores, referindo-se ao fornecimento gratuito.

"O fornecimento das quantidades comercialmente contratadas também começará a partir de amanhã, começando por Brasil e Marrocos, seguidos pela África do Sul e Arábia Saudita", acrescentou.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL